Aconteceu

12º Seminário de Turismo & Hotelaria é realizado no Encatho

Direto de Florianópolis (SC) – A 28ª edição do ENCATHO – Encontro Catarinense de Hoteleiros, que encerra hoje no Centro Sul em Florianópolis (SC) realizou agora à pouco o 12º Seminário de Turismo & Hotelaria. O seminário teve como mediadores os consultores da ABIH/SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, Bianca Oliveira Antonini e Thiago Silva, e abordou três temas focados na evolução e desenvolvimento do setor turístico e hoteleiro pensando na sustentabilidade.

O tema “Sustentabilidade no turismo e na hotelaria: a identidade e a valorização sociocultural como fator de inovação” foi ministrado pela Professora Liz Cristina Camargo Ribas, Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Biotecnologia Ambiental (UFSC). Liz abordou a busca por uma identidade no turismo e na hotelaria, bem como, o foco na valorização da cultura e do meio ambiente local. Ela falou sobre a padronização internacional de serviços e seus reflexos nessa identidade e ainda os requisitos socioculturais para o turismo sustentável, apresentados na NBR 15401 (Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos).

Em seguida, o tema “Marketing, Brand Equity e Sustentabilidade” foi apresentado pelo professor Tiago Savi Mondo, graduado em Turismo e Hotelaria, especialista em Gestão de Projeto, mestre e doutorando em administração. Para o professor, a ideia da fala é relacionar a sustentabilidade com o marketing e o valor da imagem do empreendimento perante o mercado.

Ele apresentou um parâmetro do mercado atual. “A hotelaria e turismo são fenômenos altamente globalizados, onde fronteiras que existiam há 50 anos são praticamente inexistentes hoje”, comentou. O professor ainda deixou três reflexões ao hoteleiro, quanto a que cliente, futuro e imagem pretendem passar, e que em todos a sustentabilidade deve ser considerada.

O terceiro assunto foi “Sistema de Gestão e Educação Ambiental” ministrado pela bióloga Luiza de Oliveira Silva que atualmente trabalha no Ponta dos Ganchos Exclusive Resort com foco no Sistema de Gestão Ambiental Empresarial (NBR ISO 14.001) e Educação Ambiental. Segundo ela, o hoteleiros e empreendedores devem ter clareza do que é gestão ambiental e definir responsabilidades entre sua equipe, além de cumprir a legislação, encarar e resolver não conformidades, entre outros. “Uma das maneiras para se obter um bom sistema de gestão ambiental é através da educação ambiental, um direito de todos. O sistema beneficia a empresa, o meio ambiente e também os funcionários”, explicou.

 

Revista Hotéis é Mídia Apoio deste evento.

Publicidade
Harus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA