AconteceuÚltimas Notícias

34º Encatho & Exprotel teve palestra sobre design na hotelaria

Direto de Florianópolis (SC) – Terminou há poucos minutos no CentroSul, onde acontece a 34ª edição do Encatho & Exprotel, evento organizado pela ABIH-SC, a palestra “Tendências de design que impactam a indústria hoteleira”, ministrada por Carlos Souza, Gerente de marketing do Grupo MSA.

Publicidade
Desbravador

 

34º Encatho & Exprotel teve palestra sobre design na hotelaria
Carlos Souza elencou as principais tendências de design para a hotelaria (Foto: Hugo Okada)

Para começar, Souza apresentou um vídeo que resume o cotidiano do Grupo MSA. Para o Gerente, “Estudar tendências é olhar profundamente para o comportamento humano. Antes de falarmos das tendências, precisamos falar da anatomia, do ciclo de como esses eventos acontecem no dia a dia até que cheguem ao consumidor. A sociedade está cada vez mais nichada, e hoje é difícil classificar hotéis com estrelas, por exemplo. Uma pessoa da Classe C pode se hospedar em hotéis de luxo atualmente. Então quando falamos de mega-tendências, estamos falando de processos, de acontecimentos cujos impactos motivaram essas mudanças. Mega-tendências levam um tempo para serem consolidadas. As macrotendências já são mais abrangentes e percebidas globalmente, como cultura de bem-estar e sustentabilidade. As microtendências são comportamentos que ocorrem dentro de um contexto mais específico, como um único setor, cultura ou nicho de mercado”.

Publicidade
Equipotel
Gatilhos de aceleração

Souza explicou que apesar de divididas, as tendências contam com gatilhos de aceleração que causam a metamorfose das tendências de tempos em tempos. “Como você consegue manter seu empreendimento perene ao longo de uma década e presente no dia a dia cabe a cada um de nós. Conexões é como conectamos os pontos das tendências para o nosso negócio. Hoje temos movimentos mais fortes, como o Hygge, Japandi e Minimalismo. Por que um hotel de luxo tem aquele conceito? O Hygge faz essa seleção de texturas e matérias-primas que você insere no meio ambiente. A preocupação com a saúde hoje é o ponto-chave para a maior parte dos grupos hoteleiros.

Potencializar a sensação de bem-estar por meio dos espaços de convivência, espaços pet-friendly, entre outros. O sentimento de nostalgia também voltou muito, com a volta da proposta da Bauhaus. Elementos como LP’s de vinil, entre outros itens estão voltando para a composição dos ambientes. O nomadismo não no sentido de ter uma vida mais simples, com menos itens para o caso de precisar se locomover e de produtos sustentáveis e eficientes. E também o conceito da casa multifuncional, muito em evidência na hotelaria, pois o quarto hoje pode entregar além de um bom chuveiro, uma cama e café da manhã”.

Airbnb e Big Data

O Airbnb também foi abordado pelo palestrante que afirmou que, para a indústria moveleira, a plataforma trouxe mudanças profundas nas atitudes em relação ao design de interiores. “Espaços comuns e vibrantes para encontros, quarto de hóspedes com toque pessoais únicos e/ou locais em termos de design e Big Data, ou dados gerados sobre os perfis de hospedagem. Essas foram as grandes influências potencializadas pelo Airbnb. A parte mais difícil para o empreendedor é a mineração de dados”.

Para Souza, não é sobre fazer uma cadeira e sim construir espaços e como esses podem sobreviver ao tempo, assim como disse a Arquiteta Patricia Urquiola. “Muitos hotéis estão levando o design biofílico para o próximo nível, indo além de pequenas árvores maduras em seus átrios e recepções. A questão da experiência também está em evidência e é difícil. Você precisa agradar, se diferenciar, ler algoritmos, e ainda enfrentar os reviews e a interação a partir desses. Ambientes instagramáveis geram impacto imediato na divulgação em redes sociais e proposta de agregar bem-estar e exclusividade a hospedagem. São pequenos detalhes que você pode promover para potencializar a experiência”.

Publicidade
Clima ao Vivo

Segundo o palestrante, é importante atualmente a parceria com influenciadores. “Não hesite em confiar nos criadores de conteúdos para promover suas acomodações”. Sobre o comprometimento da hospitalidade no encantamento do hóspede, e de como usar o Big Data em favor disso, Souza comentou: “Eu sempre ia a um hotel em Bento Gonçalves, onde eu atuei como jornalista. Uma vez a cada três meses eu ia para esse hotel e durante minha estada eu sempre solicitava um bule de café extra. O hotel percebeu meu comportamento de consumo e passou a oferecer um bule extra antes de eu solicitar. A personalidade de cada espaço pode trazer uma experiência sensorial cheia de descobertas, surpresas e emoções, gerando percepção de valor”.

O 34º Encatho & Exprotel acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, no CentroSul, das 8h00 às 19h00.

A reportagem da Revista Hotéis viajou a convite da ABIH-SC e hospedou-se no Iate Hotel.

Publicidade
Forum Nacional da Hotelaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA