AconteceuÚltimas Notícias

35º Encatho/Exprotel teve palestra sobre Solidão da Liderança

Messias Fernandes, que é Consultor de Hospitalidade Sustentável e Gerente de Hospitalidade na pousada Morada dos Canyons

Direto de Florianópolis (SC) – Essa palestra faz parte do 14º Simpósio de Operação Hoteleira que acontece simultaneamente ao Encatho & Exprotel 2024. Esse que é o maior encontro de hoteleiros da região Sul do Brasil, é realizado pela ABIH/SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina e tem a Revista Hotéis como Mídia Oficial.

Publicidade
Equipotel

Durante o dia de hoje esse Simpósio, promovido pelo Comitê de Governança Hoteleira, será uma grande oportunidade para profissionais da área aprimorarem seus conhecimentos, trocarem experiências e se atualizarem sobre as melhores práticas em governança hoteleira. Com o tema principal “Governança e suas Particularidades”, o Simpósio está reunindo especialistas para discutir temas essenciais para a gestão e operação hoteleira.

Publicidade
Tramontina

Messias Fernandes, que é Consultor de Hospitalidade Sustentável e Gerente de Hospitalidade na pousada Morada dos Canyons, em Praia Grande (SC) usou o tema “A Solidão da Liderança na Governança” em sua palestra.  Messias Fernandes abordou a solidão que muitos líderes enfrentam em seus cargos, destacando o impacto na saúde mental e no desempenho profissional. Ele compartilhou estratégias para lidar com esse desafio e manter a saúde mental e emocional. Apresentou muitos casos corriqueiros de uma operação hoteleira e que muitas pessoas não estão preparadas para assumir a liderança na hoteleira, pois exige muita dedicação e comprometimento. E que se a pessoa não estiver devidamente preparada, isso pode ter impactos significativos na saúde mental.  “A solidão na liderança pode ter um impacto significativo na saúde mental e no desempenho profissional. Como gestores, é crucial estarmos atentos a esse desafio”, afirmou Fernandes.

Publicidade
Forum Nacional da Hotelaria

Segundo ele,  há uma desconexão entre as expectativas dos diretores, gerentes e colaboradores: “Os diretores buscam resultados, os gerentes a eficiência e os colaboradores qualidade de vida.  Muitas vezes falta de suporte e autonomia para gerentes e a percepção dos jovens de que esse apoio não existe cria uma nova atitude conhecida como “quiet ambition”, diz Fernandes.

Outros pontos importantes ressaltados em sua palestra foram a importância da média gestão:  São essenciais para a transformação, mas frequentemente são excluídos das decisões estratégicas. – Gestão: cumprimento das atividades diárias. Líder: buscam oportunidades e estimulam a criatividade. “Estudos mostram que muitos gerentes não se sentem livres para expressar suas opiniões e têm pouca autonomia. Isso resulta em uma falta
de comunicação aberta e honesta. Como líderes de suas equipes, as governantas muitas vezes se encontram em uma posição solitária, onde são responsáveis por tomar decisões difíceis e liderar suas equipes sem ter colegas de trabalho imediatos com quem possam compartilhar preocupações ou buscar orientação. A solidão no comando pode aumentar o estresse e a pressão sobre as governantas, tornando-as mais propensas a se sentirem sobrecarregadas”, conclui Fernandes.

A Revista Hotéis é mídia oficial do evento e a equipe de reportagem está hospedada no Iate Hotel.

Publicidade
Clima ao Vivo

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA