AconteceuÚltimas Notícias

35º Encatho traz as boas práticas de compras na hotelaria

Pedro Lopes Cardoso foi o responsável pela palestra que abordou o tema imprescindível para o segmento hoteleiro

Direto de Florianópolis (SC) – A 35ª edição do Encatho, realizado no Centrosul, em Florianópolis (SC), teve a palestra “Boas práticas de compras na hotelaria”, apresentada por Pedro Lopes Cardoso, VP Procurement da Accor/Astore nas categorias Premium, Midscale and Economy para as Américas. O evento, que é promovido pela ABIH/SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina tem a Revista Hotéis como Mídia Oficial.

Publicidade
Clima ao Vivo

Na palestra, Pedro lembrou que a transformação da área de compras de um simples centro de custo para um motor de crescimento estratégico é fundamental para aumentar o desempenho financeiro dos hotéis.

Executivo de Compras, com mais de 30 anos de experiência, ele tem uma trajetória sólida que inclui passagens por empresas como Volkswagen, Accenture, Air Liquide e Pernod Ricard. Atualmente, lidera a área de Procurement para as Américas da Accor/Astore, onde tem se destacado pela implementação de práticas inovadoras e eficazes.

Ele iniciou a palestra dizendo que a hotelaria tem sido o maior desafio de sua carreira, e que recarrega as suas ‘baterias e energias’ viajando, lendo, ficando com a família e tomando um bom vinho.

A Accor/Astore atua de maneira global e regional. Na América Latina atua no Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México. “Temos 30 escritórios no mundo todo, mais de 8.000 clientes, gerenciamos mais de 5.000 fornecedores, que são nossos parceiros. Ao todo são três bilhões de euros de gastos anualmente. Compramos desde a fruta do café manhã do hotel até a energia solar, uma gama de expertise que é bem abrangente”, ressaltou.

Publicidade
Desbravador

Brasil

A Accor tem mais de 40 marcas no mundo, “já no Brasil temos 550 clientes, sendo 65 parceiros fora da Rede Accor, gerenciamos R$ 1,2 bilhão de gastos anuais de todos os clientes em território brasileiro. O lançamento da marca Astore foi feito em 2023 e a expectativa é dobrar a quantidade de clientes a cada ano”, informou. Pedro apresentou os pilares que seguem norteando as ações da Accor/Astore: Otimização, Parceria, ESG, Dados e IA e Pessoas.

O VP Procurement da Accor/Astore nas categorias Premium, Midscale and Economy para as Américas comentou que a área de compras segue um script para ser assertiva: Planejamento, padronização, foco e estratégia. “Eu preciso entender a gestão de relacionamento com meus fornecedores, a engenharia de valor para todas as categorias e temos uma obsessão por ser pioneiro e sair na frente, ser o melhor”, disse. “Já no planejamento, é a visão de longo prazo. Expandir a base de fornecedores, sempre buscando novas soluções, otimizar o estoque, comprar menos para comprar melhor”, ele completou.

Publicidade
Ameris

Pedro Lopes Cardoso contou também que um dos principais desafios da Accor/Astor é a área de Alimentos & Bebidas. “É preciso ter um menu simplificado, delivery, ficar atento a um novo perfil do consumidor, tudo é uma jornada de transformação”, afirmou. E completou dizendo que é preciso ter uma proximidade entre a área de Compras e a de Operações. A área de Compras tem que estar no front office, com foco e procedimento.

De acordo com o palestrante, a rotatividade no mercado brasileiro é muito forte, por isso a conectividade com os fornecedores da hotelaria é fundamental para uma boa gestão das operações. “Nossa proposta de valor é facilitar as operações, minimizar os riscos e otimizar os custos, mesmo em tempos de crise”, confirmou.

35º Encatho traz as boas práticas de compras na hotelaria
Um dos slides da apresentação de Pedro Lopes Cardoso no 35º Encatho – Edgar J. Oliveira.
Publicidade
Equipotel

Parcerias

Para ele, é preciso desenvolver uma relação de compra com os fornecedores. “Precisamos desenvolver um olhar para uma relação duradoura. A nossa estratégia é promover parcerias exclusivas aos pontos de venda; experiência direcionada tanto para eventos internos e externos; e captação de investimentos e calendarização – essa última é uma prática que ainda não está consolidada, mas gera muito valor. Tivemos ações e parcerias com a Nespresso, Lolapalooza. Mais de 40 ativações, 60 clientes beneficiados, 55 mil pessoas, 15 mil produtos distribuídos em 2023”.

Publicidade
Husqvarna

ESG

Abordando o assunto sustentabilidade, Pedro informou que todos os hotéis da Rede Accor não utilizam mais garrafas d’água de plástico, atualmente todas são de papel cartão ou vidro retornável. “Um exemplo é que conseguimos provar com fatos e dados que o alumínio para o mercado brasileiro é o mais sustentável, daí conseguimos substituir a garrafa de plástico por esse material. Também utilizamos fatores de sustentabilidade em nossos critérios de decisão, na hora de escolher um parceiro estratégico”, disse.

Para finalizar, o convidado afirmou que “queremos fomentar uma cultura de alta performance na equipe, isso é fundamental para a gente sempre entregar mais. From good to great!”.

A Revista Hotéis é a mídia oficial da 35ª edição do Encatho e fica hospedada no Iate Hotel Florianópolis.

Publicidade
Harus

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA