Trade

ABIH Maranhão participa de audiência pública na Câmara Municipal sobre turismo

A ABIH/MA – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão marcou presença na audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Luís (MA) ontem (19). O objetivo da audiência era tratar sobre questões referentes ao turismo na capital maranhense. Proposta pelo Vereador Marquinhos (PRB), a audiência debateu a carga tributária na rede hoteleira, queda no turismo na cidade e, sobretudo, as dificuldades do desenvolvimento da indústria turística de São Luís.

Para o Presidente da ABIH Maranhão e presidente do Conselho Municipal de Turismo, João Antônio Barros Filho, “o setor turístico de São Luís passa pelo pior momento nos últimos dez anos e isso se deve, sobretudo às questões de segurança e infraestrutura da cidade”. Segundo dados da ABIH, a taxa de ocupação da rede hoteleira da capital ficará abaixo dos 40%, um número bem distante dos 75% de ocupação apresentado em 2012.

Outro problema debatido na audiência é a forma como o turista é tratado nos bares, restaurantes, lojas de artesanatos e outros segmentos onde viram meros objetos de exploração o que dificulta efetivamente a vocação da cidade para transformar o turismo em uma indústria geradora de emprego, renda e desenvolvimento.


Convidadas a participar da audiência, as autoridades máximas do setor, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, não se fizeram presentes a audiência. “Lamentamos a não participação do Ministro do Turismo e do presidente da EMBRATUR neste debate, já que estes teriam muito a colaborar conosco nesse sentido. Isso reflete como as nossas autoridades tratam este setor que em outros estados e países é supervalorizado e fonte geradora de emprego e renda”, lamentou o presidente da ABIH Maranhão. 

Publicidade
Husqvarna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA