TradeÚltimas Notícias

Alagev divulga faturamento do setor de viagens corporativas

A Alagev – Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, acaba de lançar a segunda edição da Pesquisa Conjuntural de Viagens Corporativas (PCVC). O estudo, realizado em parceria com Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo, mostra crescimento de 3,7% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, com faturamento de R$ 16,5 bilhões. Ainda que o resultado tenha sido positivo, se comparado ao ano anterior, a previsão é de variações para as próximas edições.

Publicidade
Tramontina

De acordo com Eduardo Murad, Diretor Executivo da Alagev, “o cenário macro-econômico contribui para esse arrefecimento, uma vez que ainda há incerteza em relação aos rumos do País, o que impacta na geração de negócios”.

Publicidade
Equipotel

A pesquisa indica ainda que o primeiro trimestre de 2019 fecha no mesmo patamar de crescimento, se comparado ao último trimestre de 2018. Contudo, na avaliação mês a mês, há uma queda de pouco mais de um ponto no crescimento do segmento. “Se avaliarmos o gráfico de evolução (abaixo), vimos o índice de janeiro com crescimento de 4,8% e fevereiro, já com um pequeno decréscimo, alcançando 4%. O trimestre fecha com índice de 3,7%, um resultado positivo quando comparado com o primeiro trimestre de 2018, mas com leve curva decrescente”, finalizou Murad.

Alagev divulga faturamento do setor de viagens corporativas
Divulgação: Alagev
Publicidade
Forum Nacional da Hotelaria

A lentidão da tramitação da agenda de reformas é um dos principais indicadores que contribuem para a redução das cifras no segmento. “A frustração dos empresários em relação às reformas e a projeção de crescimento cada vez menor repercute na postergação de investimentos, eventos, custos de viagens, entre outros”, explicou Mariana Aldrigui.

Para 2019, a Alagev projeta que o segmento de viagens e eventos corporativos tenha um faturamento de R$ 70,16 bilhões, 4,2% maior do que em 2018.

Publicidade
Husqvarna

O levantamento foi feito a partir de dados das pesquisas anual e mensal de serviços, do IBGE, englobando os setores de alimentação, alojamento, locação de veículos, transportes aéreo e rodoviário, agências de viagens e eventos culturais e recreativos. Foram feitos tratamentos estatísticos para realizar a ponderação adequada de cada atividade.

Publicidade
Clima ao Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA