Aconteceu

Almoço do Skal SP apresenta case de sucesso do Campinas Convention Bureau

O Skal São Paulo promoveu agora à pouco seu tradicional almoço mensal com os associados e desta vez aconteceu no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, na capital paulista. Nesta oportunidade  os presentes conheceram algumas ações que estão sendo praticadas pelo CRCVB — Campinas e Região Convention & Visitors Bureau e que são verdadeiros cases de sucesso. O Presidente do CRCVB, Sérgio Bica, esteve presente, juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura Municipal de Campinas, José Afonso Bittencourt e da Diretora da área de Turismo, Elsa Migualeski.

Antes dos presentes servirem o almoço o Presidente do Skal São Paulo, Valter Teixeira deu posse a dois novos associados, o jornalista e diretor da Expo Editora, Sérgio Junqueira e Adriano Gomes, Gerente de Planejamento e Turismo da Nascimento Turismo. Logo após, Teixeira pediu aos associados presentes que prestigiem o 42º Congresso do Skal Nacional que acontecerá no final deste mês em São Luis, capital maranhense. Outros assuntos destacados por Teixeira estavam: uma pesquisa que será enviada nos próximos dias aos associados sobre o que pensam os profissionais do turismo sobre o tema sustentabilidade. O planejamento do prêmio de sustentabilidade, o lançamento do Skal Jovem no próximo mês de agosto e uma campanha institucional para explicar o que é o Skal e assim atrair mais associados, também foram temas tratados pelo presidente Teixeira no início desta reunião.

Logo após o almoço, o Consultor Aristides de LaPlata Cury moderou um painel em que o Presidente Sérgio Bicca e o Secretário Bittencourt, falaram sobre o modelo de atuação conjunta adotada na cidade e de projetos voltados à atração de visitantes e eventos. Em destaque ficou o FATUR —  Fundo de Apoio ao Turismo, uma lei municipal campineira criada em 1993 para incentivar às empresas de hotelaria estabelecidas em Campinas, a aplicarem de parte da alíquota do ISS — Imposto Sobre Serviços a este Fundo. “Dos 5% de alíquota de ISS que as empresas devem recolher aos cofres municipais, incluindo os empreendimentos hoteleiros, elas podem destinar 2% ao FATUR, bastando fazer esta opção. Esta lei existia desde 1993, mas só começou a vigorar em 2009 graças a mobilização e liderança do Diretor geral da rede Royal Palm Plaza, Antônio Dias, que até então era o Presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau. Esta parceria com a iniciativa privada está sendo muito frutífera para fomentar o desenvolvimento do turismo em nossa cidade que arrecadou até agora R$ 6 milhões de recursos através do FATUR e que foram bem empregados”, destacou o Secretário Bittencourt.
 
O Presidente Sérgio Bicca destacou que através deste recurso foi possível a entidade participar de vários eventos no Brasil, como  a Feiras da Américas da ABAV, a BTL 2011 e BNT Mercosul, assim como confecção de CD´s, material impresso, Festival Gastronômico de Campinas, missões comerciais e culturais entre outros. A expectativa de Bicca é que além deste recurso, cresça também a contribuição dos hotéis, através do room tax (taxa opcional que os hóspedes pagam no check-out), pois hoje apenas 25% dos 33 hotéis associados recolhem.

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o link http://migre.me/4DT8x e no Tribt http://tribt.net/profile/revistahoteis

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA