MercadoÚltimas Notícias

Altenburg capacita novos profissionais de costura industrial

Inciativa fortalece a mão de obra local e qualifica pessoas para indústria têxtil

A Altenburg acaba de formar – e empregar – novas costureiras recém capacitadas. A empresa, que desde 2016 realiza cursos de costura industrial voltados exclusivamente a colaboradores, resolveu abrir a iniciativa para a comunidade em geral pela primeira vez este ano. A cerimônia de formatura da primeira turma foi realizada na última  quinta-feira (17), na sede principal da empresa, em Blumenau (SC). Desde o início do programa, a Altenburg já capacitou mais de 160 profissionais.

Publicidade
Desbravador

Segundo Jaqueline Reiter, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Altenburg, há no mercado uma escassez de pessoas que saibam desempenhar as atividades de costura industrial: “Essa modalidade, diferente do tradicional corte e costura, abrange demandas como fechar boca de travesseiros, costurar lençóis, edredons, realizar acabamentos, passar frisos, etc. No entanto, a maioria quer seguir outro rumo, ir para a moda, trabalhar com reformas de roupa ou facção de vestuário”, explica.

Publicidade
Trofeu

Ela ressalta que, por esse motivo, o curso para a comunidade, que é totalmente gratuito, foi uma forma encontrada pela empresa para incentivar a prática do ofício por parte de novos profissionais e contribuir para a alta demanda existente no mercado. Além disso, consequentemente, a iniciativa ainda fortalece o braço social do negócio, que apoia e realiza diversas outras ações de ESG.

Resultados positivos e oportunidades

Para esta primeira edição, 18 pessoas se inscreveram. Destas, nove seguiram nas aulas e concluíram o curso, todas mulheres, sete brasileiras e duas haitianas com idades entre 19 e 53 anos, moradoras de Blumenau e região. Cinco foram contratadas pela Altenburg.

Altenburg capacita novos profissionais de costura industrial
Aluna do curso de costura industrial promovido pela Altenburg – Divulgação

Edilaine Rodrigues de Oliveira, de 46, é uma das alunas recém admitidas pela empresa para trabalhar na área de costura industrial. “Sempre tive o sonho, desde criança, de aprender a costurar. Quando soube que a empresa estava abrindo curso e dando oportunidade para pessoas de fora, aí sim, vi a possibilidade desse sonho se tornar realidade”, conta.

Expansão da iniciativa

O sucesso da iniciativa levou a Altenburg a iniciar, imediatamente após a conclusão do primeiro grupo, a segunda turma do curso de costura industrial para a comunidade. Foram mais de 120 inscrições, demonstrando a grande procura por essa qualificação. As aulas começaram na semana passada e têm conclusão prevista para dezembro.

Publicidade
Tramontina

Como plano futuro, a Altenburg pretende dar continuidade ao projeto e expandi-lo para as demais unidades fabris da marca distribuídas pelo Brasil. A capacitação é um dos pilares defendidos pela empresa, como reforça o presidente Tiago Altenburg. “Temos um compromisso não somente com nossos colaboradores, mas com toda a comunidade e o setor têxtil, de contribuir para o bem viver e o bem-estar de todos”, destaca.

Publicidade
Clima ao Vivo

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA