TradeÚltimas Notícias

Anywhere office impulsiona o setor de turismo no Brasil

Com a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, profissionais têm viajado com mais frequência

Segundo um levantamento intitulado Rescue Traveler Sentiment and Safety, divulgado pela Global Rescue, 59% dos entrevistados acreditam que um sistema de trabalho mais flexível incentiva não apenas os profissionais envolvidos, mas, também, familiares e amigos a visitarem e conhecerem novos lugares, o anywhere office. O estudo entrevistou dois mil participantes, em diversos países, entre eles Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido e Austrália.

Publicidade
Ameris

Trabalhar a partir de qualquer local está se popularizando em todo o mundo e a tendência, conhecida como anywhere office, tem transformado comportamentos: cada vez mais as pessoas têm buscado viajar e se divertir não só nas férias. Recentemente, uma pesquisa encomendada pelo Airbnb apontou que 83% dos entrevistados são favoráveis à acomodação que não seja a própria casa para executar as funções de modo remoto.

Na vanguarda do trabalho à distância desde a sua fundação, há 10 anos, a agência Maverick 360 atua no formato remote first. Para o publicitário e Sócio-fundador da empresa, Rick Garcia, a liberdade geográfica é inegociável. “Faz parte da cultura empresarial e a Maverick 360 surgiu com esse objetivo, de não depender ou ter que ficar preso dentro de um escritório. Somos comprometidos com resultados, seguindo prazos e processos, mas o local em que o colaborador está nunca foi uma questão”, conta.

E essa cultura é seguida à risca internamente: a Jornalista e sócia-diretora da Maverick 360, Fabíola Cottet já conhece 28 países e atualmente reside na Romênia, no Leste Europeu, de onde administra a agência brasileira. “Desde o início, a Maverick 360 foi pensada para além da localização pois prezamos pela liberdade. Claro que alguns ajustes são feitos. No meu caso, por exemplo, procuro estar mais online no horário comercial do Brasil, visto que a maioria dos nossos clientes estão nesse fuso, mas com adaptação e compromisso é possível viajar e executar as tarefas de qualquer lugar do mundo”, afirma.

Anywhere office impulsiona o setor de turismo no Brasil
Trabalhar a partir de qualquer local está se popularizando em todo o mundo – Divulgação.
Publicidade
Clima ao Vivo

Ainda de acordo com a pesquisa global da Rescue, 30% dos entrevistados também viajam a trabalho e, destes, 71% atuam nesse sistema, em tempo parcial ou integral. No Brasil, o turismo cresceu quase 8% em 2023, somando um faturamento de R$ 189,4 bilhões, segundo a Fecomércio-SP – número alavancado também pelos novos modelos de trabalho, que fortalecem hotéis, comércios locais e muitos outros empreendimentos que atuam no setor.

Segundo Garcia, “basta uma conexão à internet, para que você colabore com seus colegas à distância, mesmo não estando no escritório. Além disso, o armazenamento em nuvens, por exemplo, permite que todos tenham acesso aos mesmos arquivos e trabalhem em conjunto. Esse modelo não é sobre o lugar, mas, sim, sobre como é desenvolvido. Em casa, numa praia no Caribe ou em um coworking na cidade, isso tanto faz. O que realmente importa é a entrega do serviço com qualidade e, principalmente, comprometimento, porque a comunicação é assíncrona e, assim, os procedimentos ainda mais determinantes”, analisa.

Publicidade
Desbravador

Contudo, o teletrabalho não é para qualquer pessoa como explica Fabíola. “Na Maverick 360, nossos colaboradores são prestadores de serviços. Desta forma, os acordos são bem definidos para que as demandas sejam atendidas, independente da presença física ou cumprimento de carga horária. Algumas funções necessitam realizar a atividade em horário comercial, como o atendimento ao cliente, por exemplo. Nesses casos, é necessária a disponibilidade em um período específico. Por isso, um contrato detalhado é indispensável. Entretanto, esse sistema requer maturidade e só funciona para profissionais comprometidos, com capacidade de autogerenciamento”, completa.

Publicidade
Tramontina

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA