EspecialÚltimas Notícias

Arquitetura de Hotéis: sucesso passa pela criatividade e diplomacia

Uma tríade desenhada pelo Arquiteto Thomas Michaelis e aplicada ao setor hoteleiro nacional e internacional vem garantindo a certeza de sucesso nos negócios

Tinha tudo para ser um escritório de arquitetura convencional, mas a profundidade conceitual associada à criatividade e a uma habilidade diplomática ímpar levou o Arquiteto Thomas Michaelis ao topo da arquitetura hoteleira no Brasil. Ao completar 40 anos da Michaelis Arquitetos, o momento é de comemoração, mas também de inquietação – afinal, foi isso que trouxe o escritório até aqui e não poderia ser diferente neste momento. Mais de 250 projetos hoteleiros entregues em aproximadamente 70% dos estados brasileiros. Realizações no Peru, Chile e Argentina. E o objetivo é ir além.

Publicidade
Ameris

Michaelis se define como um eterno aprendiz e isso o faz a cada dia – ao longo desses 40 anos – tornar a sua jornada cada vez mais prazerosa. “Adotamos uma arquitetura que traz criatividade junto com muita funcionalidade. Um hotel precisa fluir em sua operação e para isso é preciso entender as necessidades do cliente e do hóspede para assim atender suas expectativas. Estamos em constantes descobertas”, destaca Michaelis.

Junto a isso, o Fundador e CEO do escritório destaca a maneira atenciosa e positiva de lidar com os clientes. “Isso nos faz ser reconhecidos como um time preparado e disposto”, ressalta. Não à toa, neste ano de 2024, são cerca de 70 projetos em curso.

Início das atividades

Engana-se quem acredita que a Michaelis começou com a nítida ideia de se tornar o mais renomado escritório de arquitetura e design de interiores de hotéis do Brasil. O CEO conta – de maneira leve – que ao se envolver com o mercado imobiliário no início da carreira, uma construtora a quem prestava serviços decidiu construir um flat e o convidou para o desafio. “O projeto era muito desafiador. Mas conversamos, projetamos, decoramos e deu tudo certo. A construtora começou a comercializar os flats e o sucesso levou a empresa a ter um apetite pela hotelaria. “Estar no lugar certo na hora certa, me fez trilhar caminhos inimagináveis”, revela Michaelis. Desse projeto do flat à criação do primeiro hotel super econômico no Brasil da Accor Group, uma das maiores redes hoteleiras do mundo, foi um pulo.

A mesma construtora decidiu apostar na hotelaria em parceria com a Accor e, claro, Michaelis se tornou o Arquiteto de confiança. “Foram algumas idas para a França, berço da Accor, para entender o conceito e buscar referência. Até que dia 24 de dezembro entregava o projeto daquele que seria o primeiro Ibis Budget do Brasil”, relembra. “Era incrível ver o sucesso desse empreendimento, que estava sempre lotado, funcionando em harmonia. Criamos hotéis para o hospede vivenciar e isso era concreto”, conceitua.

Publicidade
Equipotel

O projeto de sucesso abriu as portas da gigante global para o até então desconhecido Michaelis e diversos outros projetos começaram a surgir. E Michaelis decidiu investir nessa parceria que por 20 anos foi praticamente exclusiva. “A sinergia era muito grande e conseguíamos atender as expectativas da empresa que vinha em franco desenvolvimento no Brasil”, afirma. Isso lhe deu a oportunidade de dar algumas voltas ao mundo em busca de referências, novos conhecimentos e expansão da sua criatividade e com o tempo o tornar o ícone da arquitetura de hotéis em solo nacional.

Arquitetura de Hotéis: sucesso passa pela criatividade e diplomacia
Hotel São Joaquim (SC) – Concurso (Foto – Divulgação)

“Somos alimentados por renovação, esse é nosso impulso, temos que estar sempre se reinventando”

Thomas Michaelis

Diversificação de projetos

Ao completar 20 anos, por uma decisão estratégica, Michaelis decidiu diversificar e se desafiar ao atender outras importantes redes hoteleiras. E o sucesso continuou. Nessa esteira ingressaram na carteira de clientes marcas, como: Atlantica Hotels, Bourbon Hotéis e Resorts, Hilton Hotels & Resorts , Grupo Wish e Intercity Hotéis, além de uma série de projetos para hotéis independentes. Para coroar ainda mais essa trajetória de sucesso, a Michaelis Arquitetos foi homologada recentemente como mais um escritório para a América do Sul da rede global Hilton. “Somos simples, criativos e competentes. E competência gera confiança. Confiança sedimenta relacionamento e tudo isso leva ao sucesso. E é assim que vamos avançando e conquistando cada vez mais nossos clientes. Essa é a essência da Michaelis Arquitetos”, finaliza.

Thomas: “Construo hotéis para as pessoas se emocionarem”

“À medida que vou ganhando experiência vou entendendo mais fortemente o comportamento do ser humano”, evidencia Thomas Michaelis, o fundador, CEO e Arquiteto da Michaelis Arquitetos. “E é a sensibilidade somada ao conhecimento que permite mais liberdade de criação”, evidencia o Arquiteto que responde por dezenas de projetos destacados.

Arquitetura de Hotéis: sucesso passa pela criatividade e diplomacia
Thomas Michaelis, CEO da Michaelis Arquitetos (Foto – Jean Marques)
Publicidade
Husqvarna
Como é seu dia a dia?

Nesses 40 anos, não teve um dia que não tivesse algo para fazer. Mas, tudo bem. Eu tenho orgulho do meu trabalho e gosto cada dia mais. Eu tenho prazer em criar. Respiro hotel há muito tempo. Provavelmente sonho com hotéis frequentemente – só não tenho certeza porque não lembro dos meus sonhos. Isso faz parte do nosso corpo, da nossa alma. E é o ar que o time respira diariamente.

Após 40 anos, qual o sentimento?

Quem constrói algo sabe o quão importante é isso. Quem vê o hotel pronto muitas vezes não consegue ter a dimensão do que isso significa para gente. São prédios que empregam pessoas, geram capital e ficarão para a posteridade. São espaços onde as pessoas se emocionam, choram, descansam, se animam. Hoje, construo hotéis para as pessoas se emocionarem e também para serem produtos financeiramente positivos.

E como será daqui pra frente?

A hotelaria é um mercado pujante, está na essência do ser humano viajar, tanto a lazer como a negócios, sendo assim esse mercado ainda tem muito a crescer e consequentemente a Michaelis Arquitetos. É um mercado muito competitivo em termos estéticos e funcionais. Está em constante evolução. E como somos alimentados por renovação não tenho dúvidas que isso é e será nossa energia, impulso. Somos conectados!

Um time, uma forte sinergia

Ao longo dos 40 anos de jornada, a Michaelis Arquitetos selecionou e preparou profissionais de alto nível de competência. Em meio a um time de quase 20 pessoas, ao lado de Thomas Michaelis estão as Arquitetas Patricia Gutierrez e Aline Nemer. Mais do que coordenadoras, elas são a complementação perfeita do fundador. Responsáveis pelas áreas de design de interiores e arquitetura elas dão o tom da operação no dia a dia da empresa.

Com 16 anos de parceria, Patricia traz a sensibilidade e a precisão em seu DNA. Responsável pelos projetos de interiores, ela auxilio fortemente no desenvolvimento de processos para criar um escritório inteligente e otimizado. A arquiteta destaca que ao longo dos anos, “buscamos entender fortemente as necessidades e dúvidas dos engenheiros e técnicos. Dessa forma, a gente buscou constantemente a melhoria de novos projetos executivos”.

Arquitetura de Hotéis: sucesso passa pela criatividade e diplomacia
Hotel Oceanic Penha – SC (Foto – Divulgação)

Já Aline, que está há 12 anos no escritório e atualmente responde pela área de arquitetura, destaca o cuidado da empresa em sempre estar atualizada por adotar uma conduta de participação de todo o time. “Todos aqui se sentem livres e à vontade para contribuir. Isso nos faz crescer e impressionar”.

Publicidade
Forum Nacional da Hotelaria

E ambas destacam a o conhecimento técnico e amplo do Thomas. “Ele traz uma profundidade conceitual muito grande, além de ter um conhecimento de diferentes aspectos de um projeto, que vai desde a criatividade, passando por tecnologia, engenharia, hidráulica. É impressionante quando participamos juntos de reuniões e a segurança que isso leva ao cliente”, comenta Aline.

Arquitetura de Hotéis: sucesso passa pela criatividade e diplomacia
Hotel Oceanic Penha – SC (Foto – Divulgação)

“A equipe inteira tem que entender o todo, tudo o que acontece, tudo que está por trás de um projeto” – Aline Nemer

“Nossos projetos têm que estar muito bem desenhados para que todos – dentro e fora do Brasil – entendam cada detalhe” – Patricia Gutierrez

“O Thomas não é apenas um fornecedor!”

Roland de Bonadona foi por anos CEO do Grupo Accor para as Américas e Caribe e nesses mais de 20 anos esteve lado a lado com o Arquiteto Thomas Michaelis no desenvolvimento de mais de 120 projetos de hotéis, em uma das épocas que a Accor mais cresceu no Brasil. “O Thomas não era apenas um fornecedor. O desenvolvimento da empresa passava pela mão dele também e, por isso, se hoje a Accor é essa potência no País, muito disso se deve a ele”, destacou.

Arquitetura de Hotéis: sucesso passa pela criatividade e diplomacia
Praiano Hotel – Fortaleza – CE (Foto – Felipe Petrovsky)
O que o faz trabalhar há mais de 25 anos com a Michaelis?

Thomas possui versatilidade para trabalhar com qualquer estilo ou tipo de empreendimento, desde pequenos hotéis econômicos no interior até grandes hotéis de luxo em capitais internacionais ou sofisticados resorts à beira-mar. Sua empatia permite entender as diferenças de expectativas e necessidades dos clientes e investidores. Além disso, ele é incrivelmente habilidoso em descobrir soluções criativas, originais e estéticas para redesenhar o layout de hotéis antigos, ampliando e modernizando-os, sempre antecipando tendências e integrando princípios de ecologia e sustentabilidade.

Como você definiria o Arquiteto Thomas Michaelis?

Thomas concilia visão e eficiência, inspiração e atenção aos detalhes. Ele colabora harmoniosamente entre o investidor preocupado em controlar os gastos e o futuro operador preocupado em oferecer o melhor para seus futuros clientes.

Arquitetura de Hotéis: sucesso passa pela criatividade e diplomacia
Thomas Michaelis (sentado), Patrícia Gutierrez (meio) e Aline Nemer (canto) (Foto – Jean Marques)
Em sua visão, qual diferencial faz a Michaelis especial?

A Michaelis, além de sua competência e criatividade, tem a humildade de entender e respeitar o cliente. Ou seja, ela não precisa colocar sua marca antes do projeto. A marca Michaelis ganhou respeito e notoriedade porque a satisfação do cliente, o compromisso com o sucesso financeiro do projeto e a funcionalidade sempre estiveram em primeiro lugar!

“O Michaelis tem uma habilidade ímpar em conseguir ao mesmo tempo ter uma visão da big picture e também dos detalhes” – Roland de Bonadona

Publicidade
Tramontina

Números Relevantes do Escritório

40 anos de histórias e conquistas

+ 250 projetos executados

70% dos estados brasileiros com projetos Michaelis Arquitetos

+ 70 projetos em andamento

+ 6 redes hoteleiras atendidas nacionais e internacionais

5 países com projetos Michaelis Arquitetos

~ 20 profissionais no time

Publicidade
Harus

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA