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As vantagens de investimento em multipropriedade

O Diretor-presidente da Trul Hotéis listou as vantagens da modalidade, como aumento nas receitas e ocupação eficiente

O mercado de multipropriedade vem se expandindo cada vez mais no Brasil. De 2022 para 2023, o potencial do VGV – Valor Geral de Vendas dessa modalidade cresceu 33%, alcançando um valor estimado de R$ 79 bilhões. O dado faz parte do estudo divulgado pela Caio Calfat Real Estate Consulting neste ano.

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A Trul Hotéis, operadora multimarcas brasileira lançada em 2016, é uma das empresas que expandiu sua atuação neste modelo, passando a realizar a gestão da conversão e desenvolvimento de novos empreendimentos em multipropriedade. Para o Diretor-presidente da Trul Hotéis, Alejandro Moreno, a aposta por desenvolver projetos nesta modalidade consiste no entendimento de que a multipropriedade é um bom negócio tanto para os investidores quanto para os proprietários. “A multipropriedade atende às demandas dos viajantes modernos, mas também se revela como uma oportunidade lucrativa e segura para os empreendedores, que encontram rentabilidade nesse nicho de mercado. Para os compradores, trata-se ainda de uma possibilidade de adquirir uma casa de férias de maneira inteligente, pagando apenas pelo período utilizado”, destaca. O executivo é um dos responsáveis pelo desenvolvimento desse modelo de negócio no Brasil quando atuou como Diretor-geral da RCI e Presidente da Wyndham na América Latina.

As vantagens de investimento em multipropriedade
Alejandro Moreno, Diretor-presidente da Trul Hotéis – Divulgação.
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Moreno elencou as principais vantagens da modalidade no Brasil para os investidores:

Desenvolvimento do destino turístico – Essa modalidade promove o turismo de determinada região por meio da comercialização de frações da propriedade, possibilitando que os apartamentos sejam ocupados durante todo o ano e que os destinos sejam visitados inclusive em períodos de baixa temporada.

Ocupação eficiente – No ramo turístico, a multipropriedade otimiza o espaço e permite que os imóveis possam ser utilizados em todos os períodos do ano, diminuindo a sazonalidade dos destinos. Para o empreendimento, isso é importante, pois diversifica a base de clientes e expande a visibilidade e o alcance dos destinos, além de aumentar as receitas.

Fidelização dos clientes – Quando os clientes se tornam proprietários, é desenvolvido um senso de pertencimento em relação ao destino, o que significa que a propriedade é mais do que apenas uma hospedagem, mas também um vínculo afetivo. Para otimizar esse processo, cabe ao empreendimento criar experiências personalizadas aos clientes e possibilitar o acesso a serviços exclusivos. Os programas de recompensas e fidelidade também são ferramentas para reforçar a fidelidade do cliente ao proporcionar vantagens exclusivas.

Redução de custos operacionais – Com a multipropriedade, os custos associados à manutenção, gestão e operação são distribuídos entre os diversos proprietários. Isso significa que cada fração de propriedade contribui proporcionalmente para os custos operacionais, aliviando o ônus financeiro sobre o empreendimento como um todo.

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João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

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