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Atrio investe em formação técnica para recrutamento e seleção

Programa de capacitação online dará noções básicas de rotinas de RH aos colaboradores em cargos de liderança

A rotatividade de colaboradores é uma realidade na hotelaria e um dos maiores desafios para a indústria da hospitalidade. Para a Atrio Hotel Management – a maior operadora hoteleira de capital 100% nacional e terceira maior no ranking geral do Brasil –, a solução para o turnover não pode se resumir apenas a uma questão salarial: a companhia defende a reformulação de processos seletivos, a organização da estrutura e a ação planejada, tanto na seleção quanto no acolhimento dos colaboradores para manter vínculos profissionais por prazos mais alongados.

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É com essa visão que a administradora hoteleira iniciou a “Trilha de Recrutadores”, programa que dará noções básicas de recrutamento, seleção e retenção de talentos aos colaboradores em cargos de chefia nos hotéis administrados. “Os hotéis econômicos não costumam ter um profissional de Recursos Humanos na equipe, então o processo seletivo é feito pelo Gerente geral, Subgerente, Auxiliar administrativo ou Líder de área que são bem-intencionados, mas não têm formação técnica para contratar”, explica Maira Uez, head de RH na Atrio.

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Ela reforça que a Trilha de Recrutadores não está ligada a nenhum cargo específico, mas é obrigatória a todos os profissionais que cuidam de outros profissionais – do Gerente ao Chef de cozinha, passando pela Líder de governança. O programa é realizado em parceria com a “Escola para Pessoas” da Sólides, empresa especializada em ferramentas e soluções customizadas para Recursos Humanos, e disponibiliza um tema para estudo por mês.

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O curso é gratuito e os cerca de 400 colaboradores dos 78 hotéis recebem um certificado para cada módulo concluído. As aulas abordam uma ampla gama de assuntos, entre os quais estão dicas básicas de processos de seleção, estratégias para o recrutamento de PCDs, onboarding de colaboradores e avaliação de desempenho. Os cursos são disponibilizados em plataforma online e podem ser concluídos no dia e horário mais conveniente para cada profissional. Além da formação teórica, a Atrio estabeleceu datas fixas para a admissão, que passa a acontecer às segundas-feiras.

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Outra estratégia foi a criação do Manual de Acolhimento, documento que é apresentado a todos os novos profissionais na reunião de onboarding. O material reúne desde informações corporativas – como estrutura organizacional, história da Atrio, principais lideranças e valores da companhia – até vídeos de boas-vindas e dados mais técnicos, como regras sobre uniforme, hora extra, remuneração, benefícios e programas internos, entre outros assuntos. “A ideia é ajudar o colaborador a entender onde ele está e dar a ele todas as informações e o suporte para que ele se sinta acolhido e parte integrante do time”, finaliza Maira.

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Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

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