InvestimentosÚltimas Notícias

Atrio investe R$ 3 milhões em nova tecnologia de PMS em nuvem

Empresa implementou novo sistema da Oracle em 100% dos seus empreendimentos

Inovação é um dos pilares fundamentais na estratégia da Atrio Hotel Management, o que faz da busca por soluções que simplifiquem os processos e tragam benefícios para clientes, colaboradores e investidores um norte para a empresa, consolidada como a maior gestora hoteleira de capital 100% nacional e terceira maior do País. A mais recente empreitada nesse sentido foi a migração da plataforma de front office (PMS) para o Opera Cloud, tecnologia em nuvem escalável e habilitada para dispositivos móveis que potencializa as operações, permitindo também a integração de aplicações de inteligência artificial.

Publicidade
Carbono Free

Somente neste projeto, foram investidos R$ 3 milhões na ferramenta da Oracle, concluindo com sucesso a transição de quase 80 de suas propriedades para o Opera Cloud. Segundo Carlo Fabiano Pereira, Diretor de TI da empresa, este foi um desafio significativo, porém indispensável, pois proporcionou a capacidade essencial para integrar novas soluções ao sistema de front office. “Isso amplia nossa aptidão para inovação, automatização de processos, adoção de aplicativos com IA, aprimoramento da experiência do hóspede e melhoria da eficiência operacional”.

Publicidade
Clima ao Vivo

Iniciado a partir de Joinville (SC), o projeto foi desenvolvido e executado em 18 meses e tem como principal diferencial a OHIP -Oracle Hospitality Integration Platform, API pública que permitiu a integração da espinha dorsal do PMS com outros sistemas. “Antes, o processo de integração com softwares de terceiros era caro e realizado a partir de tempo já não nos atendia mais. A OHIP representa uma revolução tecnológica na indústria hoteleira, pois capacita clientes e parceiros a inovarem sem depender exclusivamente do fabricante do PMS”, pontua Pereira. Em termos práticos, uma das principais vantagens é a eliminação de erros manuais de lançamento de dados de cartão de crédito no PMS, além da unificação dos números de reserva e pagamentos, feitas automaticamente.

Publicidade
Harus

Utilizada por mais de 40 mil propriedades em todo o mundo, a solução é vista como o futuro da hotelaria. Neste sentido, o diretor de TI explica que a OHIP permite que a empresa vá além, sendo fundamental para viabilizar projetos inovadores em desenvolvimento na Atrio, como o Chatbot de Reservas com IA, o Fast Check-In, Totem para Self Check-In, Controle de Café da Manhã e FNRH – Ficha Nacional de Registro do Hóspede Digital. “Alguns deles já estão em fase piloto, enquanto outros estão em processo de implementação”, diz. Isso traz um benefício extra à operação com o aumento da produtividade de funcionários que podem se dedicar a serviços de hospitalidade, já que não precisarão investir boa parte do tempo em tarefas repetitivas.

Publicidade
Ameris

Em termos de melhora nos negócios, Pereira destaca a centralização de dados de clientes e de hotéis permitida pela tecnologia. “A consequência imediata foi a entrega de um sistema de Business Intelligence com os principais indicadores de todas as unidades, de fácil acesso a todos os executivos e gerentes gerais, o que agiliza a tomada de decisões estratégicas”, ressalta. Outro ganho importante foi a implementação do sistema de CRM para melhor gestão da carteira de clientes.

Publicidade
Tramontina

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA