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Conotel discute canais de distribuição em palestra

Terminou há pouco o primeiro painel do segundo dia de realização do 56º 56º Conotel – Congresso Nacional de Hotéis 2014, evento que está sendo realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

Com o tema “Canal de distribuição através da tecnologia e inovação”, o debate contou com a presença de Ezequiel Ribeiro, do Sabre Hospitality Solution; Leonardo Vieira e Vinicius Landucci, do Google; com Marco Jorge, CLM do TripAdvisor; com o jornalista Luciano Palumbo, do Mercado e Eventos; com Luciano Carneiro da ABIH Nacional e Patrícia Coutinho, Presidente da ABIH/MG.

Ezequiel iniciou o painel falando sobre o histórico da tecnologia e sua aplicação na hotelaria. Segundo ele, com o avanço da tecnologia, os hoteleiros conseguem possuir seus próprios canais de distribuição, mas que ainda existem alguns desafios para a inserção de facilidades como reservas online e OTAs. “O hoteleiro precisa decidir qual ferramenta é mais adequada para o seu negócio. O sistema CRS de reservas, por exemplo, oferece um sistema único de gerenciamento, paridaden de tarifas em diferentes canais, interface com outros sistemas de gestão hoteleiras, entre outros. O hotel que possui este sistema investe forte em tecnologia”, explicou.

O executivo ainda citou algumas das principais empresas de distribuição eletrônica no Brasil e divulgou alguns números da Sabre Hospitality Solutions. Ele falou sobre o principal tipo de cliente da hotelaria, que é o cliente informado, e por isso, os empreendimentos devem atender esta demanda. “Sete por cento das reservas hoteleiras realizadas em 2013 foram feitas a partir de um dispositivo móvel. Neste ano a expectativa é que sejam 20%, gerando US$26 milhões à hotelaria”, comenta Ribeiro. “Não considero as OTAs uma bolha, mas sim, uma tendência para o setor. O hoteleiro precisa estar conectado, se não estiver, o concorrente estará”, afirmou em seguida.

Marco Jorge, representante do portal TripAdvisor, foi o segundo palestrante do tema. Ele falou sobre o ciclo de avaliação do cliente em relação ao hotel, tendo como base sua empresa. “Desde a escolha do hotel, a confirmação da reserva, a experiência da estada até seu retorno, o hóspede está avaliando o hotel, e insere tudo o que vivenciou na avaliação”, explica. Em todo o mundo, metade dos usuários do TripAdvisor consulta as avaliações do TripAdvisor antes de reservar um hotel, segundo o executivo. “O mundo está se movendo ‘mobile’. 82 milhões de pessoas já baixaram nosso aplicativo”, comentou. Para Marco, é muito importante para o hotel ter um site próprio, repleto de informações, serviços e muito acessível.

Em seguida, falaram Leonardo Vieira e Vinícius Landucci, representando o Google. Vieira falou sobre o grande impacto e poder que um smartphone possui, e a relação que ele tem com o mercado de hospedagem. “A cadeia de travel possui uma mudança do Fluxo Tradicional, com GDS, Operador e Agência, para o Fluxo da Internet, que passa apenas pela OTA até chegar ao cliente”, explicou Landucci. Vieira retomou a importância da tecnologia no momento da escolha do hóspede, considerando que 625 mil pessoas buscam por viagens no Google por hora. “O hóspede passa por 5 fases da viagem: Sonha, pesquisa, reserva, vivencia e compartilha”, afirmou Vieira.

Para finalizar, Luciano Palumbo, Diretor Executivo do jornal Mercado e Eventos falou sobre as preocupações da hotelaria e da importância da reputação online para o setor. Palumbo questionou os presentes quanto à aplicação da tecnologia no setor, de forma que seja eficiente para aquele negócio. Ezequiel, da Sabre, comentou que existe campo para todos os hotéis na rede, mas a quantidade de informações que o hotel disponibiliza influencia na escolha do hóspede. Marco Jorge completou, dizendo que a reputação do hotel depende apenas dele, não de sistemas de avaliação. “O hóspede avalia o empreendimento em tempo real, e o hotel precisa estar atento a isso. O TripAdvisor tem a função de ajudar o hotel, orientá-lo, mas cabe a ele promover boas experiências”, disse.

Patrícia Coutinho complementou o tema, dizendo que os hotéis pequenos e independentes ainda estão “engatinhando” quando se fala de internet. “Muitos empreendedores nem sabem que existem ferramentas como o Trip Advisor e o Sabre, e então acabam não respondendo à avaliações feitas a estes hotéis deixando uma marca negativa. É necessário investirmos mais neste setor, para que todos estejam atualizados”, comentou.

O debate prosseguiu com perguntas dos hoteleiros sobre a viabilidade econômica e estratégica destas ferramentas tecnológicas para hotéis pequenos independentes, seguindo o que Patrícia Coutinho pontuara. Marco Jorge concluiu que ferramentas como o TripAdvisor e o Google são exatamente a salvação para este tipo de empreendimento

 

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