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Demanda por hotéis de luxo cresce e atrai investidores

O turismo de luxo movimentou mais de 1,5 trilhões de reais no último ano, impulsionando o setor hoteleiro

O setor de hospitalidade de luxo tem experimentado um crescimento robusto nos últimos anos, superando os números pré-pandemia. Em 2023, o mercado global de hotéis de luxo foi avaliado em US$140,28 bilhões, com projeção de alcançar US$154,32 bilhões em 2024, um crescimento de 11,5% e estima-se que, até 2032, esse segmento possa alcançar impressionantes US$369,36 bilhões.

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Alguns fatores explicam esse crescimento, e um deles é o aumento do número de milionários. Em 2012, o mundo tinha 29 milhões de milionários, segundo o UBS. Em 10 anos, esse número chegou a 60 milhões. Apenas no Brasil, o número de milionários deve quase dobrar até 2027, chegando a cerca de 800 mil, produzindo uma população ávida por consumir o melhor que o dinheiro pode oferecer.

E não são apenas os “ultrarricos” os principais consumidores da hotelaria de luxo. As redes sociais tornaram-se vitrines do estilo de vida luxuoso. O desejo por conforto e glamour, amplificado por influenciadores e pela cultura visual, transformou o turismo de luxo em uma aspiração mais acessível. Isso tem tornado os hotéis de alto padrão mais conhecidos, atraindo também consumidores da classe média alta, que agora se organizam financeiramente para acessar esses espaços. Experiências personalizadas em destinos exclusivos, hotéis cinco estrelas e paisagens deslumbrantes, antes inalcançáveis para muitos, agora se tornaram símbolos amplamente compartilhados de status e conquista, alimentando uma crescente demanda global.

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Novo perfil de hóspedes 

Também houve uma mudança significativa no perfil do público dos hotéis de luxo, que agora é mais jovem e inclui muitos viajantes solo. Nos resorts de luxo da linha Inclusive Collection da Hyatt, por exemplo, o público predominante são solteiros de até 45 anos com renda de 200 mil dólares por ano . Além disso, uma tendência interessante que está se destacando nesse mercado são os eventos. A rede notou um aumento na procura por seus quartos para despedidas de solteiro e aniversários.

Demanda por hotéis de luxo cresce e atrai investidores
Hyatt lançou a Inclusive Collection, portfólio com nove marcas de resorts all inclusive de luxo – Divulgação

Todas essas mudanças refletiram em uma alta procura para esse segmento. As reservas de apartamentos superiores a mil euros por noite cresceram 60% e o número de quartos de luxo disponíveis deve crescer este ano para 1,9 milhão, ante 1,6 milhão no ano passado. Estima-se que viajantes gastem cerca de US$ 1,5 trilhão em viagens de luxo, com esse número podendo ultrapassar US$ 2 trilhões nos próximos anos.

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Por conta desta tendência, os hotéis de luxo vêm atraindo uma parcela significativa dos investimentos imobiliários hoteleiros e apostando em designs sofisticados. A Hyatt até dezembro de 2023 classificou 70% de seus quartos como luxo e alto padrão e adicionou quase 90 mil quartos nessas categorias desde o final de 2017. Já a linha de resorts de luxo all inclusive da rede obteve na última década um crescimento de 450% com 121 resorts abertos em 12 países. “Embora o luxo clássico ainda tenha seu espaço, uma nova tendência vem ganhando força: a busca por experiências mais autênticas e conectadas”, explica Antonio Fungairino, Head de Desenvolvimento das Américas da Hyatt Inclusive Collection.

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Impression Isla Mujeres by Secrets tem conceito de ‘quiet luxury’, que privilegia o minimalismo e a integração harmoniosa com a natureza – Divulgação
Investimento em hotelaria de luxo

Em um cenário de alta competitividade, a hotelaria de luxo oferece uma vantagem estratégica e se apresenta como uma oportunidade de investimento, pois atraem clientes dispostos a pagar mais por estadias únicas e memoráveis. Além disso, a pandemia trouxe uma nova percepção de valor: os consumidores agora priorizam bem-estar, segurança e privacidade, áreas em que o segmento de luxo se destaca. Hotéis boutique e resorts de alto padrão all-inclusive, que oferecem maior isolamento e atenção a detalhes, estão em alta demanda.

Outra importante tendência é a procura de empresas que utilizam estadias em hotéis de luxo como forma de premiar colaboradores. Esse comportamento está refletido nos números: as reservas de grupos que demandam mais de dez quartos aumentaram, em média, 9% ao ano.

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Outro aspecto notável é a resiliência do turismo de luxo diante de crises econômicas. Mesmo em momentos de instabilidade, uma base de consumidores de alta renda continua buscando o que o luxo oferece: exclusividade, e serviços de padrão excepcional e com a crescente disponibilidade de pacotes de hospedagem com quartos de luxo e serviços de ponta, muitos hóspedes optam por estadias prolongadas, aumentando a geração de receita. A taxa anual de retorno sobre essas propriedades costuma ultrapassar 6%,  atraindo investidores além dos operadores de hotéis tradicionais.

Investir em hotéis de luxo oferece também a oportunidade de se tornar parte do mundo da hospitalidade e criar experiências inesquecíveis para os hóspedes. Além disso, essas propriedades promovem a imagem de um país como destino de alto padrão, impulsionam a inovação e a melhoria da qualidade dos serviços, estabelecendo padrões elevados que beneficiam toda a indústria hoteleira.

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Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

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