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Desafios da hotelaria de lazer é debatido no 8º Encontro da Hotelaria Mineira

Quem fez esta palestra que terminou agora à pouco foi o Consultor Marcelo Oliveira, Diretor da Gestur Hotel, gestão em turismo e hotelaria que possui muita experiência em vendas, com atuação em diversos empreendimentos, como o Águas do Treme Lake Resort, próximo a Sete Lagoas (MG).  O Encontro que termina hoje no Centro de Convenções de Caxambu, cidade mineira no Circuito das Águas, tem a Revista Hotéis como Mídia Oficial. A realização é da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, com o apoio da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, do SIGAH – Sindicato Intermunicipal de Gastronomia e Hospitalidade de Caxambu e dos Sindicatos de Hotéis, Restaurantes e Bares de São Lourenço, Poços de Caldas e Juiz de Fora. 

 

O Consultor Oliveira começou sua palestra destacando que criatividade é a palavra chave do sucesso para que a hotelaria de lazer tenha êxito e supere os desafios, pois ela é muito baseada em receber hóspedes somente nos finais de semana. Para assegurar hóspedes durante a semana, Oliveira deu algumas dicas. “O day use, onde se utiliza a estrutura do hotel num dia, sem a hospedagem, é uma ferramenta eficiente para atrair hóspedes e rentabilizar as receitas durante a semana e em baixas estações, assim como atrair e promover eventos. Hoje, alguns empreendimentos possuem em eventos a sua maior fatia de faturamento”, assegurou Oliveira.

 

Trabalho de divulgação junto à imprensa através de ações de mídias espontâneas também foi uma solução apontada pelo Consultor Oliveira. “Quando eu trabalhava no Treme Lake Resort captamos um casamento que teve uma cobertura de quatro página na Revista Caras. Já um evento institucional em 2005 com cobrança de ingressos de um talk show com o cantor Ney Matogrosso, teve destaque na revista Veja de uma página e meia. Outra mídia espontânea que fizemos e que teve uma grande repercussão foi o lançamento do Fiat Idéia Adventure em que reuniu os principais veículos especializados do setor no Brasil ”, explicou Oliveira.

 

Um departamento comercial bem montado e eficiente também foi destacado. “Mesmo que um hotel de lazer de pequeno porte não tenha condições de investir numa grande estrutura, não hesite em contratar pelo menos um único profissional de vendas. Não deixe esta tarefa para a recepção, o dono do hotel ou outro departamento que não seja especializado”, aconselhou Oliveira.

 

Segundo ele, o profissional de vendas sabe como se relacionar com o trade turístico, pois os negócios não estão dentro dos hotéis, mas sim nas ruas e neste sentido a parceria é fundamental para o sucesso nas vendas. “Saber se relacionar com fornecedores, agências e operadores de viagens, ter uma política tarifária diferenciada para grupos e descontos para clientes fidelizados, fazem a diferença para aumentar a taxa de ocupação em baixa temporada”, assegurou.

 

Uma dica muito importante que o Consultor Marcelo Oliveira deixou para os presentes foi: “Nunca venda a diária ou mesmo um evento de seu hotel mencionando inicialmente o valor. Deixe esta informação por último. Um profissional de vendas sabe que antes de falar o quanto custa é necessário relatar os benefícios e valores agregados. Faça o hóspede sentir a necessidade de adquirir seu produto ou serviço e ele perceberá que o valor representa custo agregado”, explicou Oliveira.

 

 

Ser fiel ao que está oferecendo aos clientes, não tentar enganá-lo através de fotos produzidas e inseridas no site, fazer com que o cliente tenha experiências e vivências únicas e aproveitar bem às oportunidades, como a alta do dólar que inibe um pouco viagens internacionais, foram outras soluções apontadas pelo Consultor Marcelo Oliveira para a hotelaria de lazer superar com êxito os desafios.

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