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EMBRATUR implementa ações para divulgação do Brasil

Com estratégia bem planejada, expectativa de mais verba para divulgação, o objetivo é atrair 8,1 milhões de estrangeiros até 2027

A sala Chagall do WTC Events Center foi palco agora há pouco de uma apresentação das estratégias de promoção internacional do turismo brasileiro. O Presidente da EMBRATUR, Marcelo Freixo esteve participando e o evento contou com a presença de representes de várias entidades do trade, como: Jurema Monteiro, Presidente da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Luciana Leite, Secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; Paulo Octavio Pereira de Almeida, Diretor-executivo da UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios; Fernando Guinato, Presidente do SPCVB – São Paulo Convention & Visitors Bureau e seu Presidente executivo Toni Sando, entre outros.

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Algumas das autoridades presentes no evento

Jurena Monteiro destacou em sua breve apresentação que: “São Paulo é um case de sucesso do turismo e essa campanha stop over é fruto do trabalho bem planejado. Temos que conhecer nossa realidade para enfrentar desafios do aéreo e equilibrar o custo operacional. Quando conseguimos fazer isso, apresentamos como resultado, mais opções de destinos e de transporte de passageiros. 

Jurema Monteiro: “Essa campanha stop over é fruto do trabalho bem planejado”
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Mudanças no cenário turístico 

Após algumas considerações por parte de Toni Sando e apresentação da nova logomarca do SPCVB, houve a apresentação de video de Roberto de Lucena, Turismo e Viagens do Estado de São Paulo que se encontra a trabalho em Brasília, parabenizando o trabalho de Marcelo Freixo. Ele tomando a palavra disse: “Sou historiador, mas na EMBRATUR eu não olho para traz. Quando assumi o posto, peguei a entidade com orçamento para pagar apenas quatro meses de salários para os colaboradores. Com muito foco, trouxemos a EMBRATUR para o cenário e hoje temos perspectiva de planejar e de recursos para investir na promoção internacional. Estamos virando a chave e queremos desenvolver um trabalho de parceria, pois vivemos um bom momento. São Paulo tem um papel relevante e o stop over vem coroar as viagens. Aliás, temos um diálogo permanente com as companhias aéreas. Meu papel na EMBRATUR foi garantir uma equipe técnica de diálogo e resultados que já podem ser vistos. Meu papel é político de debater e trazer o turismo para ocupar o papel de relevância. Todos os que estão presentes, sabem disso, mas precisamos levar isso para quem não está nessa sala. Nosso papel é ser um gerador de emprego e renda. Minha principal razão de estar no cargo é fazer do turismo um motor de uma nova economia”, destacou Freixo. E ele finalizou lembrando de uma recente visita que fez ao Chile junto com o Presidente Luis Inácio Lula da Silva, em que ele mostrou os dados relevantes que esse pais possui em relação ao turismo, em que são enviados 458 mil turistas ano ao Brasil.

Marcelo Freixo: “Sou historiador, mas na EMBRATUR eu não olho para traz”
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Pauta técnica estratégica

Bruno Reis, empossado recentemente Diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da EMBRATUR em seguida subiu ao palco e iniciou sua palestra agradecendo o apoio que tem recebido do trade para desenvolver seu trabalho e elogiou a pauta técnica estratégica que a EMBRATUR trabalha e que os resultados estão acontecendo, como: a chegada de 3,5 milhões de turistas estrangeiros recebidos no Brasil de janeiro a junho desse ano. O Market Share do Brasil nos principais mercados emissores internacionais foi apresentado. “Com base nisso, dividimos a EMBRATUR em três níveis como mercado consolidado, mercado de crescimento e mercados exploratórios. Para fazer uma estratégia nesses mercados, analisamos o mercado concorrente, perfil do turismo, ciclo de comercialização, entre outros. Com isso, tomamos a decisão do uso da melhor ferramenta e parceiro. Mas esse trabalho não é fácil, falando de um País de dimensão continental que é o Brasil”, disse Reis.

Bruno Reis: “Temos muitas ferramentas para análise setorial”
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Segundo ele, a EMBRATUR está trabalhando na divulgação antecipada do calendário de eventos e aposta numa estratégia coerente e procura ampliar a promoção de outros nichos do Brasil, como MICE e LGBTQIAP+. Ele disse que em breve haverá uma reformulação do site da EMBRATUR, maior atuação na conexão do trade internacional, mesas abertas setorizadas. Ele apresenta algumas campanhas que já foram veiculados e as que estão chegando, como o produto Amazônia. Ele apresentou também um video institucional que foi apresentado em ações de incentivos durante as Olimpíadas de Paris e um calendário de eventos que a EMBRATUR vais estar participando nos próximos meses e trimestre de 2025.

Fábio Montanheiro: “Temos uma série de apostas, como a nova plataforma que a EMBRATUR está usando para avaliar as informações dos turistas”

E finalizando, Fábio Montanheiro, Gerente de gestão estratégica da EMBRATUR subiu ao palco apresentando a gerência de inteligência e dados e competitividade. Segundo ele, a expectativa é que o Brasil feche 2024 registre 6,6 milhões de turistas estrangeiros em 2024, contra 5,9 milhões registrados em 2022. “Nossa previsão é que o Brasil receba 8,1 milhões de turistas internacionais até 2027. Para isso, temos uma série de apostas, como a nova plataforma que a EMBRATUR está usando para avaliar as informações dos turistas. Estamos apostando muito em pesquisa, como uma realizada no ano passado com três mil turistas internacionais. A maioria deles mostraram interesse em visitar o Brasil nesse ano ou em 2025. Nesse estudo, conseguimos identificar as dificuldades dos turistas internacionais para aquirir a passagem, reservas nos hotéis e chegar ao Brasil. Temos muitos dados que podemos filtrar em mercado especifico no Brasil e passar para o trade. Por isso, peço a vocês que solicitem as informações que necessitam, temos 18 ferramentas, e toda nossa equipe terá o maior prazer em atender as solicitações”, concluiu Fábio.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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