AconteceuÚltimas Notícias

Encatho apresenta a robotização da área financeira na hotelaria

Cláudio Azevedo abordou algumas questões sobre um dos temas mais importantes no segmento

Direto de Florianópolis (SC) – Terminou agora há pouco a palestra “A robotização da área financeira na hotelaria”, ministrada por Cláudio Azevedo, que fez parte do último dia de programações da 35ª edição do Encatho, evento que acontece no Centrosul, em Florianópolis (SC).

Publicidade
Desbravador

Realizado pela ABIH-SC e que tem a Revista Hotéis como Mídia Oficial, o Encatho traz líderes e profissionais do setor hoteleiro, além de empresários, fornecedores, agências de viagens, operadoras de turismo, entidades do trade e órgãos governamentais.

Em um momento em que a eficiência operacional é mais crucial do que nunca, a palestra de Cláudio Azevedo explorou como a tecnologia pode transformar um dos setores mais importantes dos meios de hospedagem, alavancando a eficiência e reduzindo o tempo gasto com tarefas rotineiras através da automação. Ele também explorou como a integração da tecnologia nas operações financeiras pode revolucionar a gestão hoteleira, permitindo que talentos se voltem para atividades mais estratégicas e inovadoras.

Cláudio iniciou a palestra dizendo que todos sabem o quanto é difícil trabalhar na hotelaria, pois devido ao volume de atividades, a qualidade de vida é prejudicada. “Muitas pessoas acabaram saindo do segmento, ou procuraram um trabalho home office ou decidiram abrir um negócio próprio”, comentou. “A escassez de mão de obra na hotelaria é uma constante e isso se acentuou durante a pandemia”, complementou. Azevedo lembrou também um ponto importante, que é o estresse gerado pelo trabalho frenético.

A seguir, o palestrante falou sobre soluções automatizadas para hotéis e restaurantes. “Hoje é impensável não digitalizar os meios nos hotéis. Por exemplo, as comandas eletrônicas são essenciais, trazem muita agilidade ao empreendimento. Assim como o controle do estoque e check-out”, afirmou.

Encatho apresenta a robotização da área financeira na hotelaria
Cláudio Azevedo falou sobre robotização na hotelaria durante a 35ª edição do Encatho – João Bernardes.
Publicidade
Clima ao Vivo

Falando sobre meios de pagamento digitais, ele disse que as ferramentas são boas pela segurança no recebimento, facilidade com TEF e PIX, credibilidade com link de pagamento, assertividade no caixa e conciliação automática. “Tudo isso gera uma economia de até 40 horas /mês em processos manuais repetitivos”, ele salienta.

Uma tendência abordada na palestra foi o fato de que na hotelaria é preciso ter soluções especializadas trazidas por empresas especialistas. “Alguns exemplos são a integração do seu empreendimento com canais de vendas e reservas; o RMS com a questão da flutuação de tarifas em cima de algoritmos, pois ele já sugere quais as melhores tarifas para determinados períodos; Rate Shopper para eleger alguns competidores; e o chat bot é fundamental, pois uma pessoa pode gerenciar e responder um número enorme de clientes”, informou.

Algo prioritário na hotelaria é a experiência do hóspede. Cláudio Azevedo apontou algumas soluções tecnológicas que podem ajudar nessa área, como web check-in / check-out, upgrades, gestor de wi-fi, pesquisa de satisfação, reputação e marketing. “Tudo isso traz ganho em receitas, mais agilidade e menos erros, e economia de até 80 horas/mês em levantamento de informações”, ele confirmou.

Publicidade
Ameris

Robotização em rotinas administrativas e financeiras

Segundo o palestrante, a automação de compras e notas fiscais de compras e serviços, além das integrações contábeis, geram uma economia de até 60 horas/mês em atividades de checagem e que antes eram feitas por digitação manual. “Gosto de trazer o exemplo das instituições bancárias, pois atualmente a maioria delas já tem a automação de cobranças como um de seus principais processos. A integração do Contas a Pagar com o Bankline também já é uma realidade. Outra coisa é que um Gerente Geral de um banco pode ter a sua disposição a visualização da performance em tempo real da sua respectiva agência, com isso, pode gerar relatórios de performance financeira. Isso também pode ser aplicado no setor hoteleiro”, ele finalizou, ainda lembrando que a Inteligência Artificial já é uma protagonista no setor.

A Revista Hotéis é a mídia oficial da 35ª edição do Encatho e fica hospedada no Iate Hotel Florianópolis.

Publicidade
Anuncie conosco

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA