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Estratégia Omnichannel é debatida no FHAN 2024

Eduy Azevedo, Cesar Nunes e Henrique Campolina contaram as suas experiências na hora de montar uma boa estratégia omnichannel

Direto de Olinda (PE) – O FHAN – Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste é um projeto anual que acontece durante a HFN – Hotel & Food Nordeste. A Feira é realizada no Pernambuco Centro de Convenções, na cidade de Olinda. O primeiro dia de debates continuou com o painel “Distribuição: Como montar uma boa estratégia omnichannel?”. Os participantes foram: Eduy Azevedo, CEO do Upsell; César Nunes, VP da Atrio Hotels; e Henrique Campolina, Sócio da Noctua, como mediador.

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Nunes começou dizendo que o maior desafio nesse tema é começar a dar rentabiliadde para o hotel, desde a distribuição. “Já houve exemplo de hotel que ‘quebrou’ com 90% de operação, pois o share dele era de mais de 80% de operadora”, informou. Já Eduy disse que o que um hotel deve ter para gerenciar vários tipos de canais, parte da atualização dos responsáveis por essa área. “As especializações foram se segmentando. Com as mudanças que ocorrem diariamente, faz-se necessário que os hoteleiros se atualizem e estudem mais”, contou.

Campolina afirmou que hoje, há no mercado mais players e menos canais, com a chegada das OTA’s e outras operadoras. “A Expedia, por exemplo, já está entrando forte no mercado B2B. A estretégia é ser dono do seu negócio, ter capilaridade para não depender de ninguém”, contou César. “Antigamente, as áreas de Marketing e Vendas não olhavam margem. A minha equipe hoje toda sabe, não podemos vender apartamento abaixo da margem. Lembro que teve hotel em São Paulo que chegou a ter diária a R$ 69 reais, era mais caro um táxi até o Aeroporto de Guarulhos do que essa diária. O foco tem que ser em rentabilidade”, completou.

Estratégia Omnichannel é debatida no FHAN 2024
Eduy Azevedo e César Nunes foram os convidados do painel sobre Estratégia Omnichannel – João Bernardes.
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Na opinião do VP da Atrio Hotels, atualmente, a capacitação está mais acessível e que o mercado tem que ser dinâmico, não dá para um hotel ter uma tarifa só o ano inteiro. “Os nossos Gerentes gerais precisam ser influenciadores na questão dos preços”, ressaltou. Ele ainda disse que outros segmentos estão bem à frente da hotelaria, como as companhias aéreas e as agências de viagens.

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Segundo Eduy Azevedo, o sonho de todo hoteleiro é vender mais através do canal direto do hotel. “Mas a maioria dos hotéis e resorts têm práticas muito antigas. A primeira coisa é ter um site bem feito, ter um planejamento com programações para as melhores datas do ano. Além do empreendimento hoteleiro ter Facebook, Instagram, Linkedin e também gerenciar o tráfego pago. Trabalhar com os influencers é importante, pois precisamos criar um fato novo nos hotéis. Tudo faz parte de um conjunto de ações, a venda direta é a mais importante”, salientou.

A Revista Hotéis é Mídia Apoio da HFN e fica hospedada no Novotel Recife Marina para fazer a cobertura desse evento.

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João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

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