MatériasOpiniãoÚltimas Notícias

Faltou Hotel Pousada na classificação hoteleira

Artigo de Floriano Camargo*

Algo que nunca se conseguiu consolidar no país foi a Matriz de Classificação Hoteleira, que passou ao longo de décadas por diversos formatos, tendo inclusive num breve período na década de 90, havido a possibilidade de opção por parte do hoteleiro; se via Embratur ou ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis , por onde se fazia a autoclassificação. Nunca houve consenso, por parte dos mandatários do turismo no país e dos hoteleiros. A hotelaria de médio e pequeno porte em especial, em face dos custos envolvidos para realização, nunca se interessaram ou se envolveram com a questão seriamente.

Isso gerou prejuízos irreparáveis até hoje observados para o turismo do país, e na maioria dos casos nem mesmo são do conhecimento dos interessados, pois do andar de cima, líderes de grandes empreendimentos e corporações sempre estiveram voltados unicamente para seus umbigos; seguindo a famosa lei do “cada um por si”.

Mas estou relembrando tais fatos, para sintonizar o que o título desse artigo demonstra. Em nenhum momento tivemos um meio de hospedagem identificado com a denominação de Hotel Pousada, pois as duas coisas sempre foram devidamente distintas, caracterizando lugares distintos para hospedagem, conforme conceitos aplicados.

Deveria ser de interesse dos empreendedores buscar as normativas existentes atualmente, na tentativa de encontrar o melhor meio de adequação do seu meio de hospedagem, dentro dos critérios adotados; isso contribuiria para melhor qualificação do seu negócio e de gancho para complementação do seu trabalho de marketing.

Publicidade
Ameris

Saia da zona de conforto:

. Cuide do visual interno e externo do seu meio de hospedagem;

. Pratique periodicamente o teste dos 5 (cinco) sentidos;

. Atravesse a rua, ou tome uma certa distância e olhe como se fosse um cliente;

. Avalie a postura e apresentação de seus colaboradores (profissionais ou amadores?!).

Isso e muito mais, você encontrará nas orientações existentes.

Denomine devidamente e faça do seu empreendimento um lugar de referência positiva em sua cidade.

*Floriano Camargo é Professor e Consultor Hotelaria – Administração – Turismo – Contato – camargofloriano@gmail.com

Publicidade
Clima ao Vivo

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA