Feira Super Mix e Hotel Food Nordeste receberam 29 mil visitantes
As feiras focadas na alimentação fora do lar e na hospitalidade geraram uma movimentação financeira estimada em R$ 700 milhões
Esses dados acabam de ser revelados pela Insight Feiras & Negócios que promoveu de 2 a 4 de outubro a 18ª edição da Super Mix e a 6ª edição da HFN – Hotel Food Nordeste que aconteceram no Pernambuco Centro de Convenções. As feiras aconteceram em parceria com a ABIH/PE – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco e a ABRASEL/PE – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco. Segundo dados da Insight Feiras & Negócios, a promotora dos eventos, houve uma movimentação financeira estimada em R$ 700 milhões, exposição de mais de mil marcas e um público de mais de 29 mil pessoas.
Durante três dias, empresários e profissionais da hotelaria, supermercados e atacados e da alimentação fora do lar descobriram lançamentos e tendências que apontam para o que vai dominar o ano de 2025. A HFN colocou em pauta o papel fundamental da tecnologia, inovação e novos produtos e serviços para os meios de hospedagem e de alimentação fora do lar. O evento promoveu dois fóruns (Fórum de Hospedagem e Alimentação Nordeste – FHAN e o Fórum Gourmet), cada um voltado a um dos segmentos, abordando temas como ESG, inteligência artificial, eficiência energética e relações de trabalho que definem um novo padrão de experiência para empregadores, empregados e, principalmente, os clientes. “O Estado é carente de eventos de conteúdo de qualidade para o setor, então fazemos questão de realizar este na HFN. Reunir os hoteleiros, capacitar e melhorar a qualidade do serviço oferecido é missão da ABIH”, destaca o presidente da ABIH-PE, Artur Maroja.
Bastante satisfeito, o empresário aponta os melhores momentos do encontro. “Neste ano, especialmente, o ESG foi bem discutido, indo além da questão ambiental, e abrangendo a governança, a busca por processos mais eficazes, racionais e sustentáveis para o grande e para o pequeno empresário. A feira está amadurecida, cresceu na quantidade e na qualidade do visitante. Quem não vem à HFN, sem dúvida, perde muitas oportunidades”, analisa.
Do outro lado, o dos empresários da alimentação (bares, restaurantes, cafés, lanchonetes e afins), o sentimento também é de tarefa cumprida. “A mudança do fórum para a manhã foi sucesso absoluto. Lotamos os três dias e a sexta-feira, por sinal, foi o primeiro dia a esgotar. O tema foi inteligência artificial aplicada às práticas do food service. Deixamos para o final propositalmente, porque sempre era o menos concorrido e virou o mais disputado. O resultado foi fantástico, com a palestra de manhã e o almoço servido pelo chef Rapha Vasconcelos no Gourmet Experience, nosso espaço de convivência e networking. Acho que é um modelo que veio para ficar e já planejamos dobrar o espaço em 2025”, vibra o presidente da ABRASEL/PE, Tony Sousa.