FHAN trouxe as tendências e os desafios da hotelaria para 2025
Henrique Campolina apresentou os resultados da Pesquisa Orçamentos Hoteleiros
Direto de Olinda (PE) – Fechando a grade de conteúdo do primeiro dia do FHAN – Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste, que acontece durante a HFN – Hotel & Food Nordeste, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, Henrique Campolina, Sócio da Noctua, apresentou a palestra “Tendências e Desafios para 2025 – Resultados da Pesquisa Orçamentos Hoteleiros”.
Campolina iniciou sua explanação dizendo que a Noctua tem quatro pilares: Estratégia e Desenvolvimento; Performance e Gestão; RM e Analytics; e Marketing e Inovação. A primeira parte da palestra foi denominada Turismo no Brasil, como estamos? “Percebemos que o aumento de demanda doméstica seria maior se os preços não tivessem subido muito. Em termos de malha aérea e contexto logístico, já voltamos aos patamares pré-pandemia”, afirmou o palestrante.
Outro ponto apresentado foi que os gastos brasileiros no exterior diminuíram, o brasileiro está viajando mais para dentro do País, isso é um bom fator para o mercado interno, faz com que ele fique mais atrativo para o viajante de lazer.
As diárias médias seguem em crescimento real pelo Brasil. “Em valores nominais, o crescimento é de dois dígitos em diversas praças. A economia do turismo e a taxa de ocupação dos hotéis continuam num viés de crescimento e evolução. O ponto de atenção é quando trazemos o valor real, quando há possibilidade de reajuste por causa da inflação. O RevPar atual é 11% abaixo de 2013, em valores reais. O desempenho ainda precisa crescer para rentabilizar melhor os hotéis. Ainda há espaço para crescimento de precificação nos hotéis brasileiros”, ressalta Campolina. Já no lazer, atingimos o melhor resultado histórico no País. A projeção é de desaceleração, mas as bases seguem altas.
Pesquisa Orçamentos 2025
A Pesquisa Orçamentos 2025, feita pela Noctua com vários hotéis brasileiros mostrou que, no processo de elaboração da matriz orçamentária, menos da metade dos hotéis acha os orçamentos consistentes. Ou seja, sem segurança, o setor segue o conservadorismo. Outra informação da pesquisa é que o acesso e análise de dados são os principais gargalos.
O destaque fica por conta do que o hoteleiro imagina como está a margem de resultado dele, o chamado GOP. “As margens GOP crescem no País, a média é de 32%, com resultados maiores nos segmentos midscale e upper midscale”, disse.
Principais oportunidades no mercado
De acordo com a pesquisa, há uma oportunidade clara para aumentar as receitas auxiliares no segmento hoteleiro, com atenção ao marketing, inovação, pessoas e ESG. “Constatamos que ao menos 50% dos hotéis pretendem investir em 2025. Os investimentos são essenciais para manter-se competitivo e as reformas ‘leves’ predominam. Já o grau de confiança na demanda de lazer é menor para 2025, e o controle interno de custos é o item com mais confiança dos hoteleiros. Em média, a diária continuará crescendo acima da inflação para o ano que vem”, finalizou.
A Revista Hotéis é Mídia Apoio da HFN e fica hospedada no Novotel Recife Marina para fazer a cobertura desse evento.