Fórum debate novas tecnologias e relacionamento com o cliente
Raffaele Cecere, Sócio Diretor da R1 Soluções em Áudio-Visual comandou agora há pouco um dos debates do I Fórum Nacional da Hotelaria, com o tema Novas Tecnologias e Relacionamento Com o Cliente. Os participantes convidados foram: o Gerente Nacional da AVIXA no Brasil, Nelson Baumgratz; o VP de Marketing, Estratégia de Negócios e Digital da TOTVS, Juliano Tubino e o CEO da Take, Roberto Oliveira.
Baumgratz afirma que as análises de tendências são fundamentais para o relacionamento entre marcas. Ele aponta que não basta ter tecnologia, pois o cliente adquire um produto de acordo com o valor que ele agrega com a experiencia. Para isso, existem três pilares fundamentais: conteúdo, espaço e tecnologia.
Segundo ele, a indústria da tecnologia oferece vantagens para hospitalidade que podem agregar muito na experiência do hóspede ou passante, como foi dito no Painel sobre Big data – Gerenciando Dados. Diversas dessas tendências devem estar na mira de profissionais do segmento. “Não basta entregar um bom espaço, é necessário oferecer inovações com a tecnologia” afirma Baumgratz.
Tubino comenta sobre uma experiencia pessoal, na qual se hospedou um local pela primeira vez e foi recebido bem com a pergunta “Espero que você goste da sua primeira estadia aqui”. A experiencia foi positiva, pois, de certa forma, ele se sentiu único. Nas outras duas estadias, ele percebeu que as perguntas não estavam baseadas em informações incorretas, ou seja, a forma como estavam buscando a informações sobre os hóspedes estava errada.
O profissional defende que é importante estreitar o relacionamento com o cliente e a tecnologia tem papel fundamental nessa ação. “Você também é o guia do hóspede enquanto ele estiver no empreendimento” afirma Tubino.
Roberto Oliveira afirma que a comunicação com o cliente é parte fundamental durante a prestação de serviço, e aponta o WhatsApp como um aplicativo que está sendo muito utilizado por empresas. Ele destaca que a maioria desses empreendimentos estão priorizando uma comunicação receptiva, na qual o cliente tome partido de enviar a mensagem.
O palestrante enfatiza a questão da transformação e evolução que resulta na modificação de determinadas coisas. “Os clientes estão mudando constantemente e as empresas devem estar preparadas para atender essas mudanças” finaliza.