Holiday Inn, 22 anos de sucesso no cenário turístico de Fortaleza
Em 1995 a Idibra Incorporadora lançou em Fortaleza (CE) o que seria um dos primeiros Condohotéis do Brasil, o primeiro do Nordeste, com 273 apartamentos exclusivamente para investidores, e com a franquia da bandeira Holiday Inn, uma marca da IHG – InterContinental Hotels Group. Inaugurado em fevereiro de 2000, o Holiday Inn Fortaleza logo se firmou como um dos principais hotéis da cidade, contando com uma infraestrutura completa. Possui como diferencial, além do padrão Holiday Inn, seus 273 apartamentos frente mar sendo 80 deles com pele de vidro, proporcionando uma visão de toda Beira Mar da cidade de Fortaleza.
A opção pelo modelo de franquia, com uma bandeira global, foi definida pelo fato de permitir maior flexibilidade de gestão, menores custos com a operadora sem deixar de usufruir o que de fato importa em ter uma bandeira, que é a força da marca no mercado de vendas, através dos programas e ações da rede hoteleira. O sistema de franquia da IHG não interfere na gestão e no operacional do hotel, exige o cumprimento de seus standars através de metas, avaliações e vistorias.
Parceria renovada
No último mês de agosto de 2022 o contrato de franquia foi renovado para um terceiro ciclo de parceria, por mais dez anos. O primeiro contrato foi de 2000 a 2010, o segundo 2010 a 2022 (com dois anos de prorrogação em função da pandemia), agora sendo renovado até 2032, consolidando assim uma parceria harmônica e de sucesso com a Holiday Inn. Vale ressaltar que findo os primeiros 10 anos de operação, a própria construtora Idibra recomprou os 51% das unidades comercializadas, ficando desde então a única proprietária do Hotel, sendo, portanto, talvez um fato único no Brasil.
Para gestão do hotel, desde a inauguração a Idibra contratou a Support Adm. Ltda., empresa de Asset Management do consultor Luis Carlos Mendes Junior, também proprietário da Hotel Consulte. A empresa foi responsável pela implantação do hotel, tendo sido premiada pela IHG como a melhor implantação da América Latina. A Hotel Consulte tem atuado no mercado nacional, onde já realizou consultoria em mais de 160 projetos, com 4.337 apartamentos montados em 40 hotéis de diversas bandeiras além de hotéis de investidores independentes. “Desde o início, quando assumimos a responsabilidade de fazer a gestão e o ‘asset management’ do Holiday Inn, entendíamos que precisávamos conhecer tudo que a marca nos proporcionaria com o sistema de franquia. Com isso soubemos tirar partido dos programas oferecidos pela IHG. Mas, consideramos que o fator de maior sucesso do Holiday Inn Fortaleza é a sua equipe, que proporciona um serviço diferenciado. Temos um time de primeira linha, muito qualificado e preparado, um time que faz a diferença”, afirma Luis Carlos, Diretor da Hotel Consulte.
Investimento na modernização
Segundo ele, para seguir com a franquia do Holiday Inn por mais 10 anos, será necessário um retrofit orçado em R$ 8 milhões. Os recursos serão da própria operação hoteleira sem aporte dos sócios. O projeto é assinado pela Cia de Arquietura, do arquiteto Osvaldo de Souza. A recepção, o foyer e o restaurante serão totalmente reformados, passando a ter uma integração total entre o lobby, um coworking, o bar e o restaurante proporcionando uma área moderna de convivência.
Os quartos também serão reformados (fotos dos novos protótipos) com mobiliário reformado e banheiros 100% novos. O maior investimento será em tecnologia com um retrofit total da infraestrutura, passando a ter fibra ótica e um novo sistema de wi-fi para atender as demandas da internet 5G, e o programa IHG Conect que proporcionará uma nova realidade de serviços aos hóspedes. O retrofit será executado pela Hotel Consulte, que vem desenvolvendo um programa diferenciado para esse tipo de serviço. “Não temos dúvidas em afirmar que o Holiday Inn Fortaleza é um case de sucesso como produto, bons resultados, e principalmente com o sistema de Franquia de marca, com uma bandeira de peso internacional, em um raro caso de parceria que já dura 22 anos. Serão mais dez anos pela frente com a bandeira Holiday Inn, com um hotel 100% renovado e muito bem conservado”, destaca Luis Carlos.
Moderna infraestrutura
Ele lembra que o Holiday Inn Fortaleza conta com dois restaurantes terceirizados, o Marcel Restaurante Fortaleza, do empresário Max Keller, em uma rara parceria de 22 anos, nesse segmento. O restaurante O Capo é responsável pelo café da manhã, serviços de room service, eventos e piscina, e ainda conta com uma pizzaria na varanda, que é frente mar. O restaurante Marcel surgiu em São Paulo há 65 anos, abrindo em Fortaleza sua primeira unidade fora de São Paulo. Ele possui um cardápio francês, que ficou conhecido pelos seus famosos suflês. É considerado um dos principais restaurantes da cidade, frequentado por toda sociedade Cearense e ponto de encontro de executivos para almoços.