Gastronomia

Hotel Windsor Barra promove festival de fondues

O restaurante Vip do hotel Windsor Barra, localizado no Rio de Janeiro, estará promovendo até o dia 27 deste mês de julho seu tradicional Festival de Fondue, que acontece há três anos no empreendimento.  Para a ocasião o restaurante recebeu uma decoração inspirada em Davos, uma charmosa comunidade na região do Cantão Graubünden, conhecida mundialmente pelos Jogos de Inverno, e como toda cidade suíça, famosa por seu fondue.

Neste ano, além da tradicional mesa de pães, frios e saladas, é oferecida a cada dia uma receita diferente de cremes para o jantar. As receitas de fondues de carne, queijo e chocolate ganharam um toque especial pelas mãos de dois grandes chefs da casa.  Assim como na Suíça, em que cada região trabalha com um tipo de queijo, o Chef Manoel Araújo utiliza de fondue suíço oriental, com queijos típicos de Sant Gallen (emmental, gruyere e tilst) e acompanhamentos de vários tipos de pães, como o de nozes com passas, italiano, integral, pistache e bacon.  Já para a fondue de carne, o chef escolheu o típico da região de Bourguignon com seis tipos de molhos diferentes e batata rosti.  Para aqueles que não quiserem experimentar a fondue de carne, uma boa dica é o combinado japonês criado pelo sushiman da casa. 

Já a de chocolate, sob o comando do chef pâtisserie Ronaldo Rodrigues, o escolhido foi o chocolate belga que ganhou um toque suíço com licor Grand Marnier. foram servidos stick chilli de especiarias, financier (uma espécie de bombocado francês ao sabor de amêndoas), sable Breton biscuit, marshmallow de framboesa, marzipan e frutas como morango, manga e kiwi.

Na harmonização de fondues, o maitrê ficou à disposição para apresentar a carta de vinhos com algumas dicas e sugestões. Segundo ele, para uma melhor apreciação de fondue, o ideal é sempre servi-la com um bom vinho, branco para a fondue de queijo e tinto para a de carne. “Na Suíça para uma boa digestão, eles costumam tomar kirsch, uma bebida típica suíça, por isso, para o nosso fondue brasileiro foi servida uma dose de destilado”, explica o consultor.

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA