Jardins de Jurema Convention & Termas entrou em operação
Após um investimento de R$ 120 milhões, acaba de entrar em operação o Jardins de Jurema Convention & Termas Resort na cidade paranaense de Iretama, distante apenas 135 km de Maringá
O novo empreendimento já está com 100% de reserva nos finais de semana e pouca disponibilidade durante a semana. Ele acrescenta 114 apartamentos à oferta hoteleira nessa primeira fase, e faz parte do Complexo Jurema Águas Quentes, que já está consolidado no mercado há 50 anos e ocupa uma área de 340 hectares junto a extensas matas, rios e águas naturalmente quentes a 42° C. Os dois hotéis são independentes, mas seus hóspedes podem utilizar a estrutura de ambos.
O novo empreendimento conta com mais de 40 mil m² de área construída, sendo 3 mil m² de piscinas com águas naturalmente quentes, a 42°C, dois bares molhados, dois restaurantes (buffet e à la carte), área de lazer com quadras de tênis e beach tennis, mini golf, espaço kids e baby room, piscina de hidromassagem e área de ofurôs.
Somado a isso, está um Centro de Eventos integrado por dez salas equipadas com alta tecnologia, mobiliário da marca Tomberlin, (mesas, cadeiras e acessórios) e capacidade para receber confortavelmente até 1.036 pessoas. “Esse investimento faz parte da nova estratégia do Jurema Águas Quentes que, recentemente, consolidou o reposicionamento da marca, com mudança de nome e a conquista de status de complexo e destino, contratação de novos executivos e entrada no timeshare. Esses investimentos também trarão benefícios para todos – do empreendedor ao hóspede, passando por todo o trade, que ganha uma opção moderna de complexo que integra lazer e convenções em um único endereço”, destaca Nilson Bernal, Diretor-presidente e CEO do complexo Jurema Águas Quentes.
Segundo ele, o objetivo é transformar o Jurema Águas Quentes em um destino completo de lazer e entretenimento para toda a família, assim como ampliar a participação da receita em eventos, em razão da infraestrutura apresentada, e no MICE – Meetings, Incentive, Congress and Exhibitions. Como o empreendimento é afiliado à RCI, o público de timeshare também é uma das apostas no incremento da taxa de ocupação.
Moderna infraestrutura
Os 114 apartamentos são divididos nas categorias superior, superior plus e premium, todos decorados em estilo contemporâneo, em que os tons claros ajudam a criar um clima de tranquilidade e bem-estar. Independente da categoria, todos os apartamentos contam com frigobar da marca Electrolux, TV de última geração com uma variada opção de canais a cabo, telefone, potentes secadores de cabelos da marca Panther, cofre e fechaduras eletrônicas, enxoval de cama e banho da marca Döhler, colchões da F A Colchões e são abastecidos com água mineral termal.
O conforto térmico nos apartamentos e a climatização de outras áreas do empreendimento são garantidos por um moderno sistema de ar-condicionado instalado pela empresa Climac. Os sistemas adotados foram o VRV Inova da Daikin, com 420 HP Instalados e 240 unidades internas e a linha Ecosplit inverter da Carrier, com mais de 185 TR – Toneladas de Refrigeração e 20 Toneladas de rede de duto em aço galvanizado.
A Marel foi quem produziu e desenvolveu os móveis de todos os 114 apartamentos, através de sua divisão corporativa. Isso foi possível em função da flexibilidade produtiva e tecnologia europeia empregada no parque fabril. Outros elementos também chamam atenção no projeto, como a utilização da cola PUR para colagem das bordas. Esse material permite que a borda se funda ao substrato, garantindo uma maior resistência à água e proporcionando durabilidade e beleza no acabamento final.
A fixação das partes do mobiliário foi toda feita com sistema autotravante (Minifix), garantindo agilidade na montagem, segurança estrutural e beleza, uma vez que o sistema fica oculto aos olhos. Além disso, para garantir a segurança dos usuários, os móveis foram fabricados com cantos arredondados.
Tecnologia em prol do conforto
Visando agregar valor aos serviços prestados aos hóspedes na era digital, a empresa Vega IT desenvolveu um aplicativo com uma série de diferenciais, para ajudar os hóspedes a aproveitar ao máximo as atividades promovidas na infraestrutura do resort.
Durante a estada, o viajante pode reservar o horário para participar das atividades do complexo. Dessa maneira, quando estiver perto de a atividade começar, receberá um alerta. E a tecnologia vai além. “O App dá uma ajuda com o ícone como chegar, orientando sobre o melhor trajeto até o local e, uma vez no resort, o hóspede recebe comunicados das novidades em tempo real e tem à disposição um mapa interativo, tornando fácil se localizar em cada ponto do destino e desbravar suas atrações. Também poderá acompanhar tudo que acontece em tempo real, e ter acesso a um mapa interativo com todos os espaços do resort como alguns dos benefícios”, destaca Matheus Quincozes, Diretor executivo da Vega I.T.
Segundo ele, os hóspedes também terão outras formas de aproveitar ao máximo a estada. Com uso do Vega TV, um sistema de in-room entertainment e interatividade com a capacidade de receber o conteúdo de TV, possibilitando a transmissão de canais abertos e fechados, além de vários aplicativos como YouTube, Netflix e Spotify, criando outras alternativas de entretenimento que vão além do pay-per-view. “Nos próximos meses haverá a implementação de novos sistemas de pré check-in, pesquisa de satisfação e monitoramento de reputação online. Isso, graças ao Vega FeedBack, uma plataforma de pesquisa de satisfação e NPS exclusivo, que possibilita o monitoramento da reputação online em tempo real, através de um painel de controle que exibe todas as métricas e opiniões coletadas”, concluiu Quincozes.
Diversas áreas gastronômicas
Na área gastronômica o novo empreendimento conta com diversos bares à disposição dos hóspedes, entre eles a Cave, um local ideal para degustar um bom vinho, com petiscos e demais bebidas. E o Sports Bar, um espaço de descontração com mesas de sinuca, pebolim, jogos de mesa e TVs conectadas aos melhores jogos e esportes do momento. Outro destaque da área gastronômica é o restaurante à la carte Flor da Mata, com gastronomia contemporânea e uma temática mais sofisticada, voltada para eventos, convenções e a apreciadores de uma experiência gastronômica completa e de sabores únicos.
A empresa Indusfrio participou na implantação do resort desde o projeto inicial, assim como na consultoria para adequação dos equipamentos e layout da cozinha profissional. No total foram 17 ambientes que receberam os mobiliários em aço inox, coifas, refrigeradores, freezers e equipamentos de cocção como fogões, broilers e fritadeiras.
Muitas opções de lazer e diversão
A área de lazer no resort oferece muitas opções de diversão, relaxamento e bem-estar, a começar pelas piscinas. Os hóspedes podem contar com piscinas ao ar livre, termais e frias. Já para quem deseja descansar, as piscinas cobertas e a hidromassagem são garantia de bem-estar, com bares molhados que proporcionam total conforto. Coube à Speed Kids projetar os playgounds aquáticos exclusivamente para proporcionar a diversão máxima.
O equipamento instalado é o modelo Acqua 640 com escorregadores desafiadores, cores exuberantes, baldes interativos e vários outros componentes que espirram água. Isso proporciona um ambiente extremamente divertido e empolgante, além de duas coberturas coloridas que cobrem o equipamento diminuindo a intensidade solar, oferecendo ainda mais tranquilidade para os pais.
Para entretenimento, além das piscinas de águas termais e diversos bares, os hóspedes contam com salas de jogos e a boate Jardins Club, que promete agitar a noite dos que procuram ainda mais diversão. Quadras esportivas, Espaço do Chá, Espaço Conectar, jogos eletrônicos, Academia e Espaço Zen, completam as opções de lazer.
Coube à Weiku do Brasil fornecer as esquadrias em PVC para toda a área das piscinas, inclusive na piscina interna aquecida, que necessita manter o isolamento térmico. Para isso, foram fornecidas esquadrias em arco com vidros laminados de alta qualidade. Já as chaise Lázio e a base de mesa Gogo são alguns dos móveis fornecidos pela Franccino para esse empreendimento. Mas além das peças assinadas, a Franccino também possibilita ao cliente a produção de peças especiais. Com o perfil de monomarca, a empresa garante a flexibilidade na customização dos pedidos e executa projetos especiais que atendam o cliente, como foi o caso das cadeiras e mesas da área externa do resort Jardins de Jurema, onde foram utilizadas peças em alumínio e pintura eletrostática projetadas por terceiro e desenvolvidas pela empresa.
A Renomobile foi quem produziu mobiliário de altíssimo padrão de qualidade para diversas áreas do empreendimento como o walking looby, baby room, os restaurantes Flor da Mata, Cave e Gardênia, e boate Jardins Club. Entre o mobiliário estão: poltronas, cômodas, banquetas, diversos tipos de mesas, sofás e puffs.
Desafios na construção e implantação
Por ser uma das mais conceituadas Gerenciadoras de Projetos e Obras, bem como a mais premiada e destacada implantadora hoteleira no Brasil, a Padrão Argil está acostumada a enfrentar e vencer desafios em várias partes do Brasil e fora dele. Mas este hotel em especial, exigiu um desafio ainda maior, pois incluía executar a obra e a implantação simultaneamente. Demandou mão de obra qualificada e experiente para vencer os desafios de prazo e qualidade.
E somando esforços com fornecedores locais de mão de obra, tudo foi ajustado para um cronograma de êxito absoluto com máxima qualidade. “Fomos contratados em janeiro de 2018 para dar sequência e ritmo às obras e, na sequência, executar a implantação desse importante empreendimento, que gerou 230 empregos diretos e 140 indiretos e que promoverá ainda mais prosperidade para a região com seu alto nível e, em especial, para a comunidade local. Após levantamento orçamentário e compatibilizações, contratamos todos os projetos complementares e, em julho de 2018, demos início nas execuções. Pelo fato de o complexo estar situado numa área de 120 mil m² na zona rural no município de Iretama e exigir 40.000 m² de construção, este grande desafio foi o nosso maior motivador. Foi feita a contratação de serviços especializados, tais como, ar-condicionado, exaustão, elétrica média e baixa tensão, dentre outras, somando um total de 14 empreiteiras trabalhando simultaneamente para cumprirmos o cronograma”, revela Luiz Alberto Caputo, Coordenador da obra e implantação.
Segundo ele, devido à localização privilegiada do empreendimento, às margens do Rio Formoso e com águas termais fornecidas pelo Aquífero Guarani, houve uma grande preocupação com o meio ambiente. Foi necessário executar centrais de tratamento ETA e ETE de última geração, evitando qualquer impacto ambiental.
O projeto paisagístico com Jardins temáticos envolveu 1.500 pontos de iluminação e o plantio de 3.500 mudas, incluindo palmeiras de grande porte com peso superior a seis toneladas, em que foi necessário contar com o auxílio de guindastes para realizar o replantio. Outro desafio que a Padrão Argil encontrou nessa obra foi a execução da CPDA – Central de Produção e Distribuição de Alimentos, que foi implantada para atender os dois complexos. “Essa central foi projetada para atender mais de cinco mil refeições diárias, na qual a qualidade gastronômica é garantida pela tecnologia dos equipamentos e instalações, com 11 câmaras frias (da marca São Rafael), padaria, confeitaria, açougue e 15 salas de preparo entre padaria, confeitaria, açougue, peixaria, cocção, pré-preparo, produção, separação, entre outros. Uma moderna lavanderia também foi implantada para suprir as necessidades do complexo”, revela.
Ele destaca que a implantação iniciou em março de 2019 e foi conciliada com a finalização das obras. Para isso, foi necessário um cronograma de entrega e recebimento dos produtos e uma grande sinergia com a obra para evitar retrabalhos. A implantação contemplou dois restaurantes, duas piscinas cobertas, piscinas externas termal e fria, piscinas baby e kids, piscina de biribol, área de ofurôs e hidromassagem, academia, sala de jogos, brinquedoteca, brinquedos eletrônicos, quatro bares, cave, a boate, galeria com espaço do chá, Espaço Conectar e Baby Room, Centro de Eventos e os 114 apartamentos nessa primeira fase. “Essa implantação também foi bem desafiadora, pois exigiu muito planejamento e uma logística perfeita. Mas com nossa expertise conseguimos mais uma vez cumprir com o prazo combinado. O resultado é um produto de alto padrão de qualidade para maximizar o conforto e satisfação dos hóspedes”, concluiu Caputo.