LATAM lança Amelia, plataforma de IA para funcionários
Plataforma batizada em homenagem à aviadora pioneira Amelia Earhart, reúne ferramentas baseadas em tecnologias da Open AI
O Grupo LATAM acaba de inaugurar uma plataforma de IA – Inteligência Artificial generativa para todos os seus 35 mil funcionários em seis países otimizarem as suas rotinas de trabalho. Batizada de Amelia, em homenagem à aviadora Amelia Earhart, primeira mulher a atravessar o Oceano Atlântico pilotando um avião, a inovação foi desenvolvida pela equipe de tecnologia da informação da LATAM, em parceria com a OpenAI. Baseada em tecnologias como o GPT-4 e o DALL-E 3, a Amelia permite que o funcionário da LATAM exerça uma melhor gestão de seu tempo e foque esforços nas tarefas mais estratégicas.
De acordo com Juliana Rios, Vice-presidente de Digital e TI do Grupo LATAM, “a empresa aérea já utiliza ferramentas de Inteligência Artificial há algum tempo, principalmente no que diz respeito à otimização da experiência do cliente. Após essas experiências com ótimos índices de sucesso, resolvemos avançar para a etapa de internalizar o uso de IA para todos na companhia. Nosso objetivo é descentralizar o uso da tecnologia de IA, permitindo que todos os setores da LATAM possam utilizar ferramentas que otimizam a rotina de trabalho. Tudo de forma muito segura, em ambiente fechado, preservando as informações da empresa”, explica.
As ferramentas disponíveis na plataforma Amelia, do Grupo LATAM são:
Chat Livre
Chatbot oficial da LATAM desenvolvido a partir da tecnologia GPT-4 da OpenAI, a ferramenta funciona como assistente virtual para agilizar algumas tarefas principalmente dos funcionários administrativos da companhia. Por meio da interação por texto ou áudio com o assistente, é possível obter auxílio na resolução de problemas, traduzir textos para diversos idiomas, ter suporte em redação e revisão de textos, na organização de tarefas, agendas e informações e realizar pesquisas sobre conhecimentos gerais, dentre outras funções.
Imagens
Ferramenta que permite ao usuário da LATAM dar asas à imaginação, gerando imagens a partir de descrições de texto para ilustrar materiais corporativos internos. A ferramenta foi construída a partir do DALL-E 3, versão avançada do modelo da OpenAI para geração de elementos visuais.
RH+
Ferramenta para acompanhar o colaborador em sua jornada, reunindo informações sobre recursos operacionais da empresa, benefícios, sistemas e dúvidas sobre o ambiente de trabalho. A ferramenta utiliza Inteligência Artificial abastecida por um banco de dados da LATAM para responder às dúvidas do usuário, interagindo com ele por meio de chat de texto ou voz, com foco na acessibilidade.