AconteceuÚltimas Notícias

Mailson da Nóbrega fala sobre perspectivas econômicas no FNH

Ex-Ministro da Fazenda abriu o ciclo de palestras do VI Fórum Nacional de Hotelaria

O VI Fórum Nacional de Hotelaria, realizado pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil nesta segunda-feira, dia 16 de setembro, no Rosewood São Paulo, teve como primeiro convidado Mailson da Nóbrega, Ex-Ministro da Fazenda. Ele apresentou a palestra “Perspectivas da Economia Brasileira” que terminou agora há pouco.

Publicidade
Ameris

Mailson começou sua apresentação dividindo-a em duas partes, a primeira, ele disse, é um alerta. “O Brasil pode estar diante de uma grande crise. A segunda parte é que o País está mais preparado do que nunca para navegar nessa crise e sair muito melhor”, ressaltou.

Segundo o economista, o Brasil se tornou uma economia de baixo crescimento, e hoje nos contentamos com um avanço de 2% da economia. “A produtividade é o principal fator de crescimento de um país. Hoje, nosso único setor que ganha produtividade é a agropecuária. A solução para isso passa pela Reforma Tributária, que é a maior fonte de ganhos de produtiviade, assim como a rigidez orçamentária”, informou.

O Sócio da Tendências Consultoria ainda falou que a situação fiscal brasileira não tem paralelo no mundo e que 96% das despesas primárias da União vêm de seis itens: Previdência, pessoal, educação, saúde, gastos sociais e investimentos.

Mailson da Nóbrega fala sobre perspectivas econômicas no FNH
Slide apresentado na palestra de Mailson da Nóbrega mostrando como preocupante a situação fiscal do Brasil

Para ele, o novo arcabouço fiscal tende a enfrentar inviabilidade semelhante ao vivido pelo teto de gastos. “O dinheiro de investimento e custeio vêm da mesma fonte. Sem atacar o gasto obrigatório, teremos encontro marcado com uma crise da dívida pública, seguida de crise financeira”, alertou.

Publicidade
Desbravador

Mailson da Nóbrega também citou um professor americano de economia dos anos 1930, durante a chamada Grande Depressão, quando foi perguntado sobre como uma crise financeira evolui: primeiro, ela vem vagarosamente, depois de repente e colapsa tudo. “As possíveis consequências da crise financeira são a Dominância Fiscal e o Momento Minsky – economista americano que estudou as crises financeiras e políticas no mundo – quando a bolha especulativa é furada”, disse.

Mailson da Nóbrega fala sobre perspectivas econômicas no FNH
Slide da Resiliência da economia no mundo dos negócios apresentados na palestra de Mailson da Nóbrega

Para finalizar, ele apontou os principais indicadores macroeconômicos para os próximos quatro anos. “Vamos crescer em uma média inferior a 2% até 2027, mas a taxa de desemprego é relativamente baixa para os padrôes brasileiros”, concluiu.

Publicidade
Tramontina

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA