AconteceuÚltimas Notícias

Marco Tulio Quina fala sobre tecnologia no Encatho & Exprotel

Experiente profissional da hotelaria falou sobre o uso da tecnologia para o melhor gerenciamento dos hotéis

Direto de Florianópolis (SC) – Aconteceu agora pouco, na Sala Joaquina do CentroSul, em Florianópolis (SC), durante a 35º edição do Encatho & Exprotel, a palestra “Custos, controle, qualidade, e comercialização na hotelaria: o que a hotelaria pode fazer pelo seu hotel?”. Marco Tulio Quina, experiente profissional do setor hoteleiro, abordou o que a tecnologia disponível pode fazer para melhorar o gerenciamento de qualquer tipo de hotel. A pauta engloba estratégias para usar a tecnologia a fim de melhorar tarifas e ter mais lucratividade, além de atrair, encantar e fidelizar clientes.

Publicidade
Equipotel

Quina mostra as ferramentas tecnológicas já existentes para os hotéis como os sistemas (PMS), relatórios, controles e comercialização, que são tecnologias de ponta que podem melhorar muito a gestão do hotel. “O PMS é uma das ferramentas mais importantes que temos na hotelaria. Podemos exportar dados do PMS e montar uma planilha para saber exatamente onde e quem gera as despesas para então buscar uma solução. É preciso aplicar padrões, processos e operação”. Quina destaca que há uma máxima da administração que diz: “Não se controla o que não se mede”.

Publicidade
Clima ao Vivo

De acordo com Quina, o futuro nas operações hoteleiras, pode envolver IOT (internet das coisas) sendo usada para ter controle do ar-condicionado, TVs, música, no geral personalizando o serviço; IA sendo usada como serviço de apoio, um concierge digital; a Realidade Virtual, criando pequenos filmes em 360º com detalhes do hotel; Realidade Aumentada para oferecer produtos, como passeios, cocktails, o cardápio do hotel; robôs que estão sendo testados; reconhecimento facial que vai ser muito usada na hotelaria, assim como a biometria; cozinhas robotizadas que são capazes de preparar cardápios completos.

Mas será que vamos usar isso no futuro? Quina afirma que com escassez de mão de obra, o surgimento do novo consumidor e a busca por qualidade e padronização vai ser facilitada com o uso de novas ferramentas e tecnologia. “Quando aplicamos padrões e processos, podemos medir a qualidade”.

Marco Tulio Quina fala sobre tecnologia no Encatho & Exprotel
Apresentação debateu os usos da tecnologia na gestão dos hotéis – Foto: João Bernardes
Publicidade
Desbravador
Gestação estratégica

Padronização, parametrização, controle de custos, comercialização, qualidade, gera rentabilidade. “Precisamos aliar o CRM à fidelização, entender o que o hóspede busca e formatar produtos que atendam essa necessidade, gerando fidelidade, que vai manter as taxas de ocupação e rentabilidade”, conclui Quina.

Marco Tulio Quina é formado em Turismo e Hotelaria, além de Administração de Empresas com especialização em Gestão Empreendedora e Processos de Qualidade. Quina tem uma carreira diversificada, trabalhando em hotéis e resorts de importantes cidades brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Brasília e na Bahia, onde ocupou cargos desde Gerente de A&B até Gerente geral. Além disso, trabalhou para uma consultoria franco-suíça e desde 2004 está na RealHotéis, onde atualmente atua em áreas de implantação hoteleira e aplicação de treinamentos especializados.

A Revista Hotéis é mídia oficial do Encatho & Exprotel e sua equipe está hospedada no Iate Hotel.

Publicidade
Anuncie conosco

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA