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Nestlé participou de painel sobre práticas sustentáveis na hotelaria

Arena SENAC trouxe representantes da empresa para falar sobre sustentabilidade

A 61ª edição da Equipotel, que acontece até o próximo dia 20 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, é a principal feira do segmento de hospitalidade da América Latina. Nesta terça-feira (17), na Arena SENAC, espaço que tem como tema “Conecta, Educação em Hospitalidade”, houve a palestra “Inovando a hospitalidade com ESG: Iniciativas Sustentáveis”, que contou com a mediação de Paula Simão Batich, Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade pela USP, que tem experiência em responsabilidade socioambiental e educação orientada para sustentabilidade. Uma das convidadas foi Fernanda Arantes, Gerente de Marketing, Cafés e Bebidas da Nestlé Professional, que mostrou como a empresa está colaborando com a inovação em hospitalidade com iniciativas sustentáveis. O outro convidado foi André Lopes, Gerente de Trade Marketing da companhia.

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As perguntas que permearam o painel foram Como a agenda ESG vem ganhando força nas empresas privadas? E de que forma a Nestlé incorpora o ESG e a visão de sustentabilidade?

Fernanda Arantes explicou que a Nestlé é a maior empresa de bebidas e alimentos do mundo, servindo 99% dos lares brasileiros com os produtos da marca. “Temos que ter um olhar forte para não só minimizar o impacto ambiental, mas ter um impacto positivo no meio ambiente. Nós usamos o tamanho da empresa para ajudar nesse sentido e tomar as atitudes necessárias. Pautamos nosso trabalho sustentável em três compromissos: compra das matérias primas sustentáveis; desafio em relação às embalagens; e o impacto social, na inserção dos jovens no mercado de trabalho”, informou. Em termos de hospitalidade, ela pontuou que a sustentabilidade é muito importante, “pois se não atuarmos no cuidado de regeneração do ambiente, principalmente pelo café, ele está em risco e é um produto essencial nas refeições em um hotel, por exemplo”, disse.

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André Lopes contou que a Nestlé tem como tema o ‘Respeito do Grão à Xícara’. Segundo ele, “o café é um elemento da natureza, e existe uma relação de respeito entre o agricultor e o solo, até a cadeia completa de produção. Desperdiçar o café é desperdiçar uma cadeia de valores importantes, que vão equilibrar todo o processo. Os hóspedes querem hospitalidade, e sentir que estão num local que contribui para um ambiente equilibrado, com o menor impacto ambiental. Não dá para ser só sustentável, precisamos regenear. Precisamos saber como podemos melhorar o meio ambiente”, ressaltou.

Nestlé participou de painel sobre práticas sustentáveis na hotelaria
Informações importantes sobre sustentabilidade foram dadas durante o painel na Arena SENAC – João Bernardes.
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Os painelistas destacaram que o Nescafé hoje é um ecossistema, e que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, só perdendo para a água. Além de o país ser o maior produtor e exportador do produto no mundo.

Segundo Lopes, “muitos acham que realizar a sustentabilidade gera um custo grande, mas na verdade, caro é não ter sustentabilidade, é o único caminho que nós temos”, concluiu. De acordo com Arantes, “a Nestlé trabalha com certificadoras independentes que verificam os processos nas fazendas. Hoje, 100% do café da empresa no Brasil é certificado”, contou. “A Nestlé se preocupa também com o jovem agricultor, e também chamo a atenção para outra situação, que a sustentabilidade depende muito do acesso à informação”, finalizou André Lopes.

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João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

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