Responsabilidade socioambientalÚltimas Notícias

Novotel anuncia parceria com a WWF para proteção do oceano

A WWF - World Wide Fund for Nature é líder global na construção de um futuro sustentável para as pessoas e para o planeta

Novotel, marca fundadora da Accor, anunciou o lançamento de uma parceria internacional com a WWF – World Wide Fund for Nature, que fará com que Novotel defenda a proteção e restauração do oceano por meio de ações baseadas na ciência e projetos de conservação. A WWF é líder global na construção de um futuro sustentável para as pessoas e para o planeta.

Publicidade
Trofeu

Durante um acordo de três anos, de 2024 a 2027, a WWF France fornecerá conhecimentos técnicos ao Novotel, ajudando os seus 580 hotéis em todo o mundo a ter um impacto positivo no oceano, desafiando e orientando a marca e as suas propriedades em muitos aspectos das suas operações. A parceria também fará com que Novotel patrocine vários projetos críticos de conservação dos oceanos da WWF em todo o mundo.

Novotel desenvolverá um plano de ação de três anos com base científica, enraizado em três das ações prioritárias das Nações Unidas relacionadas aos oceanos: reduzir a poluição marinha e a acidificação dos oceanos, especialmente a partir de atividades terrestres; combater a pesca excessiva e promover modelos de pesca sustentáveis; e aumentar o conhecimento científico e a investigação para a saúde dos oceanos.

Publicidade
Ameris

Mapeado de acordo com estas prioridades, o plano de ação do Novotel terá como objetivo reequilibrar o seu impacto no planeta, determinando iniciativas de curto e longo prazo em quatro pilares que formam o Plano de Impacto Positivo do Novotel:

  1. Reduzir o impacto da pegada de plástico, água e carbono – capacitação dos hotéis Novotel para fornecer planos de ação de impacto positivo para reduzir a pressão sobre os recursos naturais, com forte foco no uso de plástico, água e energia;
  2. Fazer escolhas alimentares sustentáveis – redução de carne, peixe e desperdício nas operações de alimentos e bebidas de Novotel e maior desenvolvimento de políticas sustentáveis de frutos do mar;
  3. Melhorar a educação e a conscientização sobre os oceanos – educação dos hóspedes, das equipes dos hotéis e das comunidades locais sobre a necessidade da conservação dos oceanos e como contribuir positivamente;
  4. Contribuir com a pesquisa e a inovação – parceria com ONGs e investimento em inovação sustentável.
Publicidade
Clima ao Vivo

A parceria com a WWF ajudará Novotel a impulsionar mudanças operacionais e ações para o bem maior do oceano e a cumprir o seu Plano de Impacto Positivo.

Principais objetivos da parceria com a WWF 
  • Trabalhar em políticas sustentáveis para frutos do mar e cadeias de abastecimento para hotéis e restaurantes Novotel
  • Sensibilizar hóspedes e colaboradores sobre a importância dos oceanos do mundo
  • Defender a preservação dos oceanos para inspirar o setor e os legisladores
  • Preservar e restaurar a biodiversidade marinha apoiando cinco projetos emblemáticos da WWF em todo o mundo

A WWF está realizando extensas visitas aos hotéis Novotel para compreender as operações e práticas ao nível da propriedade, avaliar dados de aquisição e fazer recomendações. A WWF fornecerá um comitê diretor dedicado para avaliar o progresso da Novotel nos seus compromissos.

Publicidade
Tramontina

A parceria permitirá que o Novotel apoie projetos essenciais de conservação da WWF France em todo o mundo, incluindo:

  • A proteção da Posidonia, uma planta endêmica do Mediterrâneo que desempenha um papel fundamental como sumidouro de carbono – removendo carbono da atmosfera – e proporciona benefícios a 25 ecossistemas marinhos diferentes.
  • A identificação e remoção de “equipamento fantasma” – equipamentos de pesca perdidos, abandonados ou descartados – a forma mais mortal de lixo plástico marinho que afeta tartarugas marinhas e mamíferos, elasmobrânquios como tubarões, raias e arraias, e aves marinhas.
  • Apoio ao barco Blue Panda da WWF France, que navega pelo Mediterrâneo realizando trabalhos que incluem mergulhos científicos, protegendo cetáceos contra colisões com veículos marítimos e protegendo espécies ameaçadas de raias e tubarões; bem como apresentar ao público o Mediterrâneo, os seus desafios de conservação e o trabalho que está sendo realizado para a sua proteção.
  • Rastreamento e busca de tartarugas marinhas na Ásia-Pacífico, reunindo conhecimento sobre seus movimentos, desde praias de nidificação até corredores migratórios e áreas de alimentação, mapeando populações críticas e áreas de conservação. Seis das sete espécies de tartarugas marinhas permaneceram ameaçadas pela colheita, comércio ilegal, pesca comercial e pela perda de praias de nidificação.
  • Proteção das tartarugas marinhas do Atlântico Ocidental, reforçando a cooperação regional em técnicas de pesca sustentáveis e combate à pesca ilegal. O combate à pesca ilegal não declarada e não regulamentada ajudará a proteger as tartarugas-de-couro que se reproduzem nas áreas costeiras das Guianas, e as tartarugas-verdes e oliva, do Brasil à Venezuela.
Publicidade
Desbravador

A Accor, grupo controlador de Novotel, tem um histórico estabelecido no desenvolvimento de soluções e inovações sustentáveis no setor marítimo. O grupo proibiu espécies de peixes ameaçadas de extinção, promoveu a pesca responsável e foi o primeiro grupo de hospitalidade a comprometer-se a eliminar progressivamente os itens de plástico descartáveis das experiências dos seus hóspedes, lutando contra a poluição dos oceanos. “Temos o prazer de anunciar que Novotel está embarcando em um novo capítulo emocionante. Hoje estamos iniciando uma nova ambição ousada, defendendo uma causa”, disse Karelle Lamouche, Chief Commercial Officer, Premium, Midscale & Economy Division, Accor.

Brune Poirson, Chief Sustainability Officer, Accor, conclui: “O turismo tem um grande impacto nos recursos marinhos. No entanto, também depende muito deles. A nossa responsabilidade não é apenas mitigar este impacto, mas também encontrar soluções que ajudem o setor a se adaptar às alterações climáticas e às suas consequências”.

Publicidade
Harus

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA