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Painel do LASOS 2024 abordou reputação digital e o uso de dados

As redes sociais conseguem provocar um forte impacto, que pode ser ruim ou bom e isso deve ser bem observado na reputação das empresas

Direto do Rio de Janeiro (RJ) – Reputação digital: seu melhor ou pior aliado. Esse foi o tema debatido agora há pouco no LASOS – The Latin American Shared Ownrship Summit. Esse evento promovido pela RCI teve início ontem (8 de outubro) e se encerra hoje no Hotel Nacional Rio de Janeiro. Reúne mais de 300 líderes e mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais, que são referências na região latino-americana. Esse painel teve como moderador Marcos Ravagnani, Gerente de desenvolvimento de negócios da RCI e contou com a participação de Murilo Pascoal, CEO do Beach Park, Rafael Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data e Miguel Osuna, Diretor de comunicação de marketing corporativo, Unlimited Vacation Club.

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Miguel começou destacando que a reputação on line é muito importante e deve ser impecável para qualquer empresa. “Se um cliente está numa sala de vendas, ele fica olhando tudo em volta pensando se vai ou não comprar o produto que está sendo oferecido. E dependendo do comportamento do vendedor, isso pode afastar ou aproximar. Se o cliente não estiver satisfeito, ele te queima com milhares de usuários em poucos instantes, graças ao poder das redes sociais”, lembrou Miguel.

Painel do LASOS 2024 abordou reputação digital e o uso de dados
Miguel Osuna: “Se o cliente não estiver satisfeito, ele te queima com milhares de usuários em poucos instantes”

Em seguida Murillo Paschoal destacou que trabalha no setor de turismo há 31 anos e começou na área entretenimento e galgou outros cargos até chegar ao cargo de CEO do Beach Park que completa 40 anos no ano que vem e que tem o parque como o principal produto. Somado ao parque, o complexo conta com quatro resorts e o programa de vacation desde 2006. Entretenimento, hotelaria e timeshare são os focos do complexo.

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Rafael Albuquerque, destacou que a Zoox foi uma das empresas precursoras em colocar e tarifar wi-fi nos hotéis em 2005. Mas em 2008, teve a felicidade de se associar a Marcos Tanuri e criaram a maior plataforma de gestão de wi-fi para os hotéis. “Viramos o maior player do mercado, mas em 2016 resolvemos transformar a Zoox numa empresa de dados, após ficar uma temporada no Vale do Silício, na Califórnia. Com isso, começamos a crescer forte em outros segmentos, como fast food, aeroportos e o negócio se expandiu. Em 2018 começamos o processo de internacionalização e isso exigiu que ficasse por quatro anos morando nos Estados Unidos e nossa operação se expandiu para 30 países. Mas a grande mudança começou há cerca de três anos atrás, quando criamos uma solução para enriquecer a base de dados de nossos clientes. Hoje ele virou um dos maiores produtos de inteligência de dados no Brasil e passamos a atender grandes eventos, que necessitam entender os dados captados das pessoas. Ele é solução para resolver a dor de nossos clientes, mas nada melhor do que aprender com a indústria hoteleira que na minha opinião é a mais resiliente que eu conheço”, destacou Rafael.

Painel do LASOS 2024 abordou reputação digital e o uso de dados
Marcos Ravagnani, Gerente de desenvolvimento de negócios da RCI foi o mediador desse painel

O moderador Marcos quis saber dos painelistas como eles enxergam a importância de uma boa reputação de marca. Miguel disse que a solução desenvolvida por sua empresa atende 24 horas ao dia seus clientes, sendo uma ferramenta muito importante para entender o que os clientes procuram e mantê-los sempre felizes é uma necessidade. “Nossa prestação de serviços é centrada nos clientes para orientar a melhor solução a ser tomada levando em consideração sua experiência. Queremos saber como foi o check-in, o check-out, a experiência gastronômica, enfim como foi as férias. Essa pesquisa é feita depois da experiência do hóspede e serve para medir como eles estão sendo tratados”, disse Miguel.

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Murillo informou que a rede social democratizou a comunicação e permitiu ouvir todas as conversas. “No Beach Park temos um sistema de monitoramento e se tiver algo que não seja muito positivo, conseguimos atuar de forma rápida. 59. As pessoas querem chamar à atenção e se aplica muito nas redes sociais e falar bem ou falar mal, não importam desde que fale da pessoa”, lembrou Murillo.

Painel do LASOS 2024 abordou reputação digital e o uso de dados
Murillo Paschoal: A rede social democratizou a comunicação e permitiu ouvir todas as conversas”

Ele revela que a principal midia que o Beach Park utiliza para se comunicar com seus clientes é o Instagram que tem 1,9 milhão de seguidores, mas também está crescendo bastante no Tik Tok, graças a um trabalho em parceria com influenciadores.

Miguel disse que também usa as redes sociais para que os clientes possam entram em contato para sugestão ou queixas e que o possui mais 100 mil seguidores no Facebook. Ele informou que possui embaixadores de marca e com isso mede a repercussão das ações e se tiver algum problema nesses canais sociais, fica fácil identificar e tomar à  melhor solução.

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Já Rafael disse que reputação envolve um monte coisas, mas raríssimas são as empresas que conhece bem seus clientes e na maioria das vezes sua base de dados é complicada. E citou um exemplo que fez no Rock In Rio para apurar dados consistentes de análise e perfil do cliente e destacou que: “Antes de falar de reputação, é necessário entender os dados. Comece devagar fazendo a qualificação, depois clusterizando e depois cuidando bem dos dados. Organize sua base de dados para reduzir seus custos e ter a inteligência dos dados”, aconselhou Rafael.

Painel do LASOS 2024 abordou reputação digital e o uso de dados
Rafael Albuquerque: “Antes de falar de reputação, é necessário entender os dados”

Ele exemplificou uma solução que poderia ser implantada em todos os meios de hospedagens que é o pré-check. “Não faz sentido algum no mundo tecnológico que vivemos um hóspede chegar casando de uma viagem, enfrentar fila na recepção de um hotel para preencher a FNRH – Ficha Nacional de Registro de Hóspede. Já existem plataformas no mercado que através da digitação do CPF do hóspede, é possível buscar todos os dados para preencher a FNRH. Nós estamos trabalhando  numa ferramenta  de CPF de família e uma vez digitando ele, eleva todos os demais que vão se hospedar”, adiantou Rafael.

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O mediador Marcos quis saber dos painelistas, como aliar as estratégias de comunicação, mantendo a reputação. Miguel disse que a questão digital consome muitos dados e conteúdos e cada dia é necessário procurar soluções cada vez mais inovadores para garantir segurança e comodidade. Murillo disse que reputação digital é consequência da operação, seja no programa time share, no parque, nos hotéis e das redes sociais. “Às vezes em muitas situações delicadas, o próprio cliente ajuda a combater informações desencontradas que espalha nas redes socias. Ferramenta de avaliação, como TripAdvisor ajuda também na reputação e muita gente acredita na importância da experiência de outros hóspedes para escolher seu meio de hospedagem”, mencionou Murillo. Já Rafael disse que se a operação da empresa não estiver bem resolvida, com certeza haverá problemas e isso pode trazer consequências graves nas redes sociais. “É necessário entender a base de dados para se comunicar com as pessoas. É necessário sanar todos os problemas existentes na operação para depois pensar em alguma outra ação”.

E concluindo o painel, o mediador Marcos quis saber dos painelistas como eles enxergam e usam a inteligência artificial. Miguel disse que sua rede possui uma tradutora em tempo real, pois 80% dos sócios são norte-americanos. “Ela traduz levando em consideração o tom de voz. O modo da fala é importante e tem de ser de acordo com as marcas de hotéis”. Murillo disse que hoje em dia todo mundo reclama na internet e necessita receber respostas rápidas. E isso pode ser feito com software, que o Beach Park usa para fazer esse monitoramento, entender o tom de voz para a melhor respostas e isso dá um grande ganho de escala. Rafael disse que ontem (dia 9 de outubro) o ChapGPT começou com a inteligência artificial e proporciona uma série de soluções, principalmente na área de marketing. E concluindo sua participação nesse painel, Rafael deixou um recado: “Aprenda inteligência artificial rápido, pois senão vai ficar atrasado”.

A Revista Hotéis é Midia Apoio do LASOS e a reportagem viaja ao Rio de Janeiro para cobrir esse evento e se hospeda no hotel Nacional em São Conrado.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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