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Pesquisa lista principais tendências do turismo de luxo para 2025

Turismo de luxo segue em alta e não se restringe a exclusividade, mas englobam experiências como o Jetsetting

Segundo a Ghotellier – empresa de inteligência em Pricing e Revenue Management, o setor de turismo de luxo continua a crescer, impulsionando tanto o turismo internacional quanto o nacional, à medida que os viajantes brasileiros redescobrindo destinos do país. De acordo com a BLTA – Brazilian Luxury Travel Association, o faturamento dos hotéis associados atingiu R$ 3,12 bilhões em 2023, um aumento de 14,05% em comparação ao ano anterior. Essa alta supera o crescimento global do mercado de luxo, que, segundo a Bain & Company, avança entre 8% e 10% ao ano.

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Desbravador

A Ghotellier teve acesso a pesquisa feita pela Virtuoso em parceria com a Globetrender, publicada em setembro, com as tendências para o turismo de Luxo para 2025. Os dados evidenciam que o turismo de luxo não se resume apenas à exclusividade, mas a uma demanda por experiências customizadas, focadas em bem-estar, turismo multigeracional e até mesmo no fenômeno do SetJetting — viagens inspiradas por programas de TV e redes sociais.

Nesse cenário dinâmico, a Ghotellier através de sua metodologia de Revenue Management avançado, permite que hotéis de luxo capturem o valor crescente dessas tendências, otimizando a precificação com base na percepção de valor do hóspede.

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Confira as sete principais tendências do turismo de luxo para 2025:

Bem-estar e saúde holística

O turismo do bem-estar tem previsão de crescimento de 16,6% por ano, atingindo U$1.4 trilhões até 2027. Os viajantes buscam longevidade, porém não querem somente viver mais, mas também ter qualidade de vida. Já existem hotéis que oferecem tratamentos contra insônia, prevenção de doenças, sessões de mindfulness e tratamento com Reiki, exercícios de respiração e consultoria para desenvolver habilidades cognitivas através de treinamento visoespacial.

 Turismo multigeracional

Em 2025, sete gerações de pessoas estarão viajando ao mesmo tempo. Desde a geração “Mature” (+79 anos) até a geração de bebês “Beta” (que nascerão a partir de 2025). As viagens “Beta XZ” – jovens pais viajando com seus filhos, porém hotéis e viagens sendo pagos pelos pais geração X (entre 45-59 anos). Esses jovens pais são consumidores poderosos e altamente ambiciosos, mas em muitos casos suas rendas mensais não os definem como milionários.

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Clima ao Vivo

Quadro de inspirações (Mood Boarding)

Os consultores de viagem de luxo estão reconhecendo o valor de primeiro entender como os viajantes querem se sentir naquele lugar, para depois sugerir e preparar o destino e itinerário.

Veja as motivações emocionais de viagem entre os viajantes de luxo pesquisados:

77% curiosidade e exploração

65% alegria e felicidade

57% admiração e maravilha da natureza

31% pertencimento e amizade

22% reflexão e autodescoberta

51% renovação e reinicialização mental

Mulheres que viajam sozinhas

Entre os viajantes solo da empresa Virtuoso, 71% dos são mulheres e segurança é o primeiro quesito buscado por elas. Além disso, os hotéis têm investido nesse nicho oferecendo kits de maquiagem, vinho branco, jantares para mulheres com gastronomia equilibrada, massageadores dos pés no quarto, etc.

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Trofeu

SetJetting

Viajantes de luxo buscam por lugares que apareceram em programas de TV e internet e contratam equipes de filmagens para poder ter memórias de vídeo e fotos de alta qualidade. 35% dos viajantes Virtuoso são inspirados por programas de viagem ou seriados de documentários e 40% dos viajantes estão buscando aventura.

Raquete mania

A explosão de popularidade do tênis, squash, pickleball e padel fez com que resorts e hotéis de luxo incorporassem quadras de última geração e roupas de marca para jogadores que desejam combinar a emoção do jogo com o prazer de viajar.

Lista de desejos imediatos

Viajantes de luxo querem celebrar e viver o momento, no estilo carpe diem, sem muito planejamento. Houve um aumento de 89% nas reservas de serviços “extravagantes”. Gastam mais em suítes diferentes e incomuns nos hotéis, voos de primeira classe, jatos particulares e fretamento de iates.

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Ambiente 2025

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

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