AconteceuÚltimas Notícias

Presidente do IBAMA participa de debate no 8º ADIT Juris

Direto de Florianópolis (SC) – O Presidente do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Eduardo Fortunato Bim debateu esse tema com o advogado Marcos Saes, do escritório Saes Advogados (SC). Essa palestra faz parte da programação da 8ª edição do ADIT Juris, evento que é promovido pela ADIT Brasil no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis (SC), tendo a Revista Hotéis como Midia Oficial.

Publicidade
Clima ao Vivo

Marcos Saes começou sua explanação dizendo que milagres não resolvem impasses na área ambiental e que não adianta pedir para o IBAMA não regulamentar mas sim simplificar. A questão ambiental impacta na área imobiliária. “Tenho um cliente que só compra terreno que tem problema ambiental, mas ele sabe que consegue resolver a questão. A legislação impacta diretamente no negócio. Tem um projeto no Porto de Santos em que o IBAMA não licencia e se continuar assim, não se mais projetos de infraestrutura no litoral brasileiro. Essa lei tem de ser revista, assim como as APP´s (área de preservação permanente) urbanas em que exige um afastamento crescente das margens dos rios”, mencionou o Advogado Saes.

Publicidade
Husqvarna

E o presidente Fortunato Bim disse que o IBAMA passa por um processo de mudança de mentalidade, visando trazer segurança para quem está fora e para quem está dentro. A judicialização para ele não é o melhor caminho para se resolver alguma questão e aponta alguns problemas comuns que acontecem como: o de questionamento de competência, mas no ponto de vista dele esse é uma tática utilizada para quem não quer que seu empreendimento seja aprovado. A preocupação com a padronização é uma constante e que o auto de infração não é a melhor tática, pois o que se recebe é muito pouco, apenas 1% do que é autuado. Outro entrave apontado por ele na área ambiental é quando se utiliza a participação em audiência pública para a nulidade de um processo. Por isso o IBAMA começou a delegar competência e deseja fazer convênios com polícia ambiental de vários estados.

Presidente do IBAMA participa de debate no 8º ADIT Juris
A sala onde se realiza o evento está lotada
Publicidade
Equipotel

Fortunato Bim também falou sobre a judicialização com o agronegócio. “Esse embate não é interessante para o agronegócio que deveria se orgulhar de ter um órgão ambiental forte, pois ninguém no exterior vai adquirir a commodity produzida se souber que os órgãos ambientais são fracos na fiscalização dessa atividade”, assegurou Fortunato Bim.

Presidente do IBAMA participa de debate no 8º ADIT Juris
Amilcar Mielmiczuk (Verde Gente) Abel Castro e Rômulo Silva (Accor) estão participando desse evento

Trazer segurança jurídica, trabalhar de maneira conservadora aplicando a lei, conservar os recursos sustentáveis, também foram apontadas por ele como metas prioritárias. “No Brasil existe uma noção equivocada de que se não mexer preserva, mas o manejo ambiental é a melhor solução. Temos algumas áreas na floresta amazônica onde nos índios participam ativamente de ações. Estimular o manejo ambiental é fundamental, assim como o pagamento para quem preserva matas e nascentes de águas”, concluiu o Presidente do IBAMA, Fortunato Bim.

A Revista Hotéis é Midia Oficial desse evento e a reportagem se hospeda no Majestic Palace Hotel para cobrir esse evento.

Publicidade
Forum Nacional da Hotelaria

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA