AconteceuÚltimas Notícias

Processo de ESG nos hotéis é tema de painel no FHAN

Juliana Mesquita e Luciana Raposo foram as responsáveis por trazer mais detalhes sobre o tema para o Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste

Direto de Olinda (PE) – O FHAN – Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste, evento que acontece nos dois primeiros dias da HFN – Hotel & Food Nordeste, no Pernambuco Centro de Convenções, na cidade de Olinda, abriu a grade de programação agora há pouco com o painel “Como iniciar o processo de ESG em seu Hotel?”, apresentado por Juliana Mesquita, CEO da Koncept, consultora e arquiteta especializada em sustentabilidade; e Luciana Raposo, Arquiteta especializada em projetos sustentáveis.

Publicidade
Ameris

Juliana Mesquita começou falando um pouco sobre a sua experiência profissional no segmento, onde atua por mais de 25 anos no mercado de desenvolvimento hoteleiro. Ela afirmou que a adoção de práticas ESG nos hotéis gera um impacto ambiental e atrai clientes engajados, além de melhorar a imagem do hotel. “A sigla ESG é relativamente nova, nunca o tema sustentável esteve tanto nas pautas dos empreendimentos”, complementa.

Ela também comentou sobre quais os objetivos do ESG e por quê um hotel deve implantar isso em sua cultura. Lembrou ainda que sustentabilidade é algo macro e de longo prazo, com melhorias contínuas. “Não necessariamente empresas ESG são sustentáveis por completo, ESG é um processo para a empresa se tornar sustentável”, informou.

A especialista elencou alguns pontos para iniciar o processo ESG num hotel, como avaliação inicial e planejamento, realizar um diagnóstico e um inventário de emissão de CO2. “Essa etapa é o reconhecimento do empreendimento, de suas práticas ambientais, sociais e de governança, independente do porte de cada empreendimento”, contou. “Também precisamos definir objetivos, estabelecer metas alinhadas à missão e aos valores do hotel. Outro ponto é o engajamento das partes interessadas, temos que desenvolver ações de sensibilização junto aos funcionários, mostrando de forma clara, a importância do processo, além de informar os clientes e fornecedores sobre o compromisso ESG”. disse.

Publicidade
Tramontina

Juliana mostrou em sua apresentação que a eficiência na gestão ambiental requer a implementação de práticas sustentáveis como redução de consumo de energia e água, gerenciamento de resíduos de forma eficaz e uso de energias renováveis. “Um exemplo é que comprar energia no mercado livre encaixa no processo de ESG, mas nos custos administrados pela Governança. Só que precisamos saber se o empreendimento hoteleiro está consumindo energia de forma correta, se os equipamentos como ar condicionado têm manutenção constante, efiência é gerar tudo isso da melhor forma”, salientou.

Ela chamou a atenção para a importância das parcerias com fornecedores locais, voluntariado e programas de apoio a comunidade local. “Valorizar as pessoas que estão inseridas no mesmo local do empreendimento é imprescindível do ponto de vista social, além de cortar custos”, ressaltou.

Para finalizar, ela ainda disse que precisamos estabelecer KPI’s e métricas para quantificar e monitorar o desepemnho do hotel, além de criar relatórios regulares para documentar e comunicar o processo e os resultados alcançados. Fora o feedback de funcionários, clientes e partes interessadas. “Implementar práticas sustentáveis e ESG é uma jornada contínua que requer compromisso e adaptação às mudanças nas expectativas do mercado e nas regulamentações. Para alcançar o sucesso e atingir as metas, é fundamental o engajamento da liderança e a participação de todos os colaborades da organização”, finalizou.

Processo de ESG nos hotéis é tema de painel no FHAN
Arquiteta Luciana Raposo durante sua participação na palestra do FHAN – João Bernardes.
Publicidade
Clima ao Vivo

A Arquiteta Luciana Raposo contou que tem experiência no desenvolvimento de projetos de pousadas sustentáveis. “Lidamos como o pequeno empresário e também os grandes grupos que conseguem fazer um investimento maior. Comecei com consultorias no Sebrae, principalmente em cidades como Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Tamandaré”, afirmou.

Sobre quais as práticas adotadas no desenvolvimento dos trabalhos, ela disse que “o fundamental é conhecer bem o terreno e qual a população do local. Outro ponto importante é que uma construção bem iluminada e ventilada já proporciona uma eficiência energética e, se utilizarmos mão de obra local, já estaremos ganhando no ponto de vista social”, completou.

A Revista Hotéis é Mídia Apoio da HFN e fica hospedada no Novotel Recife Marina para fazer a cobertura desse evento.

Publicidade
Trofeu

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA