Responsabilidade socioambiental

Rede Windsor fecha acordo com prefeitura do RJ para implantação de escola de hotelaria

A rede Windsor de hotéis assina hoje (05/07) um acordo com a Secretaria de Assistência Social da prefeitura do Rio de Janeiro para implementação da Escola de Hotelaria Windsor, um projeto social de formação de mão-de-obra qualificada para a hotelaria carioca, que funcionará no Centro de Cidadania Rinaldo De Lamare, em São Conrado.
A capital carioca tem hoje 3.548 quartos de hotéis em construção e outros 3.560 em projetos licenciados a serem entregues até dezembro de 2013. O número de habitações deve crescer 26,9% no período, de 26.558 para 33.394. A expectativa do Rio Negócios, agência de promoção da Prefeitura do RJ, é de que este ritmo seja suficiente para atingir a meta de 47 mil quartos, assinada no compromisso com o COI – Comitê Olímpico Internacional até 2016.
Nesse total estão inseridas as 1.830 novas unidades habitacionais que a rede se comprometeu a disponibilizar. A expansão já anunciada do parque hoteleiro, face aos megaeventos esportivos que a cidade vai sediar, justifica a preocupação com o fenômeno conhecido como apagão de mão-de-obra na hotelaria, pela carência de profissionais para ocuparem as posições no setor.
Para suprir parte dessa necessidade e, concomitantemente, concorrer para o desenvolvimento local e regional, surgi a Escola de Hotelaria Windsor, um projeto pioneiro norteado pela vontade de contribuir efetivamente para qualificar mão de obra para o mercado hoteleiro carioca.
Uma equipe especializada do RH da rede será responsável pela formação dos cursos gratuitos de hotelaria para camareiras, mensageiros, capitão porteiro, garçom e barman.  A expectativa é a oferta de mais de 700 vagas em cursos de qualificação durante dois anos para a preparação efetiva de mão de obra para a Copa e Olimpiadas.
A meta é aproveitar essa mão-de-obra da comunidade da Rocinha já que o grupo pretende construir mais dois hotéis na Barra. Além dos cursos técnicos de hotelaria, os alunos receberão ainda cursos de inglês e português ministrados pelo departamento de letras da UFRJ. De acordo com o idealizador do projeto Marcos Bezerra, do Windsor Barra, essa escola será um marco na hotelaria brasileira. “Sem dúvida, os nossos alunos serão referência de qualidade no mercado do segmento hoteleiro no Brasil e no exterior”, frisa Bezerra.
O morador de comunidades de baixa renda é o público alvo do projeto, e será traçado um acordo de cooperação técnica da rede com a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Assistência Social. O projeto também contará com a colaboração dos seguintes órgãos: a ONG CCCM – Centro de Cidadania Cidade Maravilhosa, especializada em projetos de qualificação de mão de obra em comunidades carentes, responsáveis pela logística, e da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, cujo departamento de Letras será o responsável pelo conteúdo das apostilas e aulas de língua portuguesa e de inglês, garantindo a certificação referendada.

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o link http://migre.me/4DT8x

Publicidade
Forum Nacional da Hotelaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA