Responsabilidade socioambientalÚltimas Notícias

Rio Othon Palace recebe terceira turma do projeto Pretonomia

Projeto qualifica pessoas em vulnerabilidade social através da gastronomia

O Rio Othon Palace, localizado na orla de Copacabana, acaba de receber a terceira edição do Projeto Pretonomia, uma iniciativa que qualifica pessoas negras em situação de vulnerabilidade social por meio da gastronomia. O projeto, vinculado à UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, usa a cozinha do Restaurante Skylab, no rooftop do hotel, para oferecer aulas práticas e técnicas gastronômicas ministradas por chefs de cozinha, incluindo o próprio time do Othon.

Publicidade
Tramontina

O Pretonomia, que já transformou diversas vidas em suas edições anteriores, oferece uma oportunidade única para os participantes aprenderem e aplicarem seus conhecimentos na prática, diretamente das instalações do restaurante do hotel. Entre os profissionais envolvidos, estão alguns dos principais nomes da gastronomia brasileira, que se dedicam a compartilhar suas técnicas e experiências com os alunos. O jantar de abertura desta edição contou com a presença dos chefs Danilo Pará, Vanessa Rocha e David Cruz, além de Rubens Gonçalo, Chef do Rio Othon Palace.

Além disso, o Pretonomia foi premiado pela ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis como uma das melhores ações sociais no Rio de Janeiro. Breno Cruz, Professor da UFRJ e idealizador do projeto, ressalta a importância da iniciativa no empoderamento da comunidade negra. Ele acrescenta que a formação não se limita às técnicas culinárias, mas também abrange cidadania e empreendedorismo, proporcionando uma base sólida para que os alunos possam ingressar no mercado de trabalho com autonomia. “O Pretonomia é muito mais do que ensinar técnicas culinárias, é sobre dar ferramentas para que essas pessoas possam transformar suas vidas. A gastronomia é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, mas, acima de tudo, é um caminho para autonomia e dignidade. Cada edição reafirma o poder da comunidade negra em sonhar e prosperar através da gastronomia”, afirma o professor.

Rio Othon Palace recebe terceira turma do projeto Pretonomia
Projeto Pretonomia qualifica pessoas negras em situação de vulnerabilidade social por meio da gastronomia – Divulgação.
Publicidade
Clima ao Vivo

O Chef Rubens Gonçalo, responsável pela cozinha do Rio Othon Palace, também comenta o impacto positivo da parceria. “É uma honra colaborar com um projeto que não só qualifica, mas também valoriza o talento dessas pessoas. O Othon se compromete com causas que geram impacto social positivo”.

O hotel também reafirma seu compromisso com a responsabilidade social. Para o Diretor Comercial e de Operações, Jorge Chaves, essa colaboração vai além do ensino prático. “Acreditamos no poder transformador da educação e da inclusão. Receber o Pretonomia aqui no hotel é uma forma de contribuir diretamente para a formação de novos profissionais e criar oportunidades. É parte da nossa missão criar impacto social positivo na comunidade onde estamos inseridos”, diz.

Publicidade
Ameris

Durante o projeto, os participantes têm a oportunidade única de aprender diretamente no Skylab, famoso pela sua alta gastronomia e pelas vistas de Copacabana. A experiência prática, aliada à troca de conhecimentos com grandes nomes da gastronomia, é um diferencial que eleva ainda mais o impacto da formação.

Publicidade
Heimtextil 2025

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA