Roberto Bertino: Como criar vantagens competitivas para os hotéis
Por Denise Bertola
Roberto diz que hotelaria é “um negócio de centavos e cada um deles conta”, com isso quis exemplificar que o investimento é grande, mas nem sempre o retorno é proporcional. Por isso ele apresentou no Fórum Brasileiro de hotéis Independentes a palestra sobre como criar vantagens competitivas para os hotéis. E anunciou durante a palestra o desenvolvimento de uma soft brand, a Ameris by Nobile, que pretende investir e ajudar os hotéis independentes.
De acordo com números apresentados o mercado hoteleiro do Brasil tem 65% do total de 541.314 estoques de quartos pertencentes a hotéis independentes. Roberto utilizou alguns números para demonstrar o esse mercado. Como por exemplo: 84,55 dos hóspedes em hotéis urbanos são brasileiros, porém grande maioria se hospeda em hotéis econômicos que tem a diária de até R$ 385 em média.
Ouro dado apresentado foi que 65% das viagens corporativas e apenas 22,7% são a lazer. Desse público 49,8% se hospedam frequentemente no mesmo lugar e 23,3% se hospeda sempre no mesmo hotel. Por isso é importante que o hotel possa oferecer para seus hóspedes uma gama de serviços que muitas vezes geram muitas despesas. Sem capital para reinvestir, a qualidade dos serviços oferecidos cai e os clientes insatisfeitos deixam de frequentar o local, criando um ciclo vicioso que levam os hotéis independentes a falência.
Com o lançamento da Ameris a proposta é oferecer para os filiados, poder de compra, poder de venda e tecnologia. Além de compartilhar manuais operacionais que visam oferecer um modelo de padrões e procedimentos. Agrupando os hotéis sob uma soft brand criam-se facilidades e economia, que uma franquia não seria capaz de oferecer.
Os números também mostram que no cenário atual o lucro operacional é de 25% e cenário Ameris by Nobile seria de 65% e o lucro operacional pode chegar a 30%.