Robô Concierge Phil é a nova atração no Pullman Vila Olímpia
O Pullman São Paulo Vila Olímpia reforça ainda mais sua condição de hotel vanguardista ao adotar um robô para tarefas de concierge. Quem visitar ou se hospedar no empreendimento a partir de agora, poderá ver circulando pela recepção o robô Phil Welcome. O nome é um trocadilho com o slogan da AccorHotels, “Feel Welcome” (sinta-se bem-vindo). O robô já se encontra num estágio bem avançado com muitas informações e consegue se interagir com os hóspedes informando, por exemplo, horário de check-in, check-out, preço do estacionamento, informações de cinemas próximos, farmácias, shopping center, parques e até mesmo de como está o trânsito e o clima.
O robô é produzido pela chinesa Ubtech, utiliza tecnologias de Inteligência artificial da IBM, como o Watson, e uma plataforma multicanal de base de dados da Pluginbot que também faz a tradução da fala do robô para o idioma português. A equipe de T.I da AccorHotels também tem uma participação importante no desenvolvimento desse robô. Ele não responde apenas a perguntas pré-programadas como também é capaz de aprender com as novas questões e desenvolver respostas a elas sem a interação humana. O objetivo dessa nova tecnologia, é proporcionar aos hóspedes uma experiência diferenciada e liberar os colaboradores do hotel para outras rotinas de encantamento do hóspede.
Num segundo momento, o robô Phil deverá executar funções um pouco mais complexas, com o reconhecimento de voz e isso inclui: apoio a equipe de garçons para pegar pedidos nos restaurantes ou fazer check-in e check-outs. “O Phil é um dos nossos vários projetos em automação e, mais do que isso, em inteligência artificial. Quando falamos em tecnologia, não nos preocupamos apenas com a infraestrutura de cabos, sinais, redes e softwares. Na AccorHotels, tecnologia é cada vez mais um produto final com foco específico na experiência do cliente”, explica o vice-presidente de Tecnologia da Informação da AccorHotels América do Sul, Erwan Le Goff.
Segundo ele, o Phil é o resultado de diversos projetos, alguns ainda em testes e outros já em uso na AccorHotels. “Ele reúne, por exemplo, a mesma inteligência artificial disponível no chatbot, o software que “conversa” com os clientes nas redes sociais dos hotéis. Ele também contém parte da tecnologia em implantação em um quarto IoT (internet das coisas) que será completamente comandado por voz. Phil integra, ainda, os valores e conceitos da AccorHotels ao ter como meta oferecer a melhor hospitalidade aos clientes”, destaca Le Goff.
Alvaro Manzione da empresa Pluginbot destaca que um dos grandes desafios foi ajustar as interações para o idioma português. “Criamos também uma plataforma multicanal para interagir com outras tecnologias e gerar de forma simultânea dezenas de robôs virtuais (chatbots) e robôs físicos como o Phill” explica Manzione. “Implementamos diferentes tecnologias nesse robô, como o Watson, para criar novas experiências aos hóspedes. Com isso, o Phill dá informações mais assertivas e inteligentes”, concluiu Frank Miller Koja, Vice-presidente de Serviços e Tecnologia da IBM Brasil.