Responsabilidade socioambientalÚltimas Notícias

Salão do Turismo firmou parceria para a Certificação Lixo Zero

Parceria promoveu coleta seletiva, separação e envio de materiais para reciclagem. Meta foi destinar cerca de 90% dos resíduos produzidos pelo evento

O Salão do Turismo – maior evento do setor no País e que foi retomado em dezembro de 2023, em Brasília – buscou uma gestão mais eficiente dos resíduos produzidos durante sua programação. Na sua 8ª edição do evento, no Rio de Janeiro, o MTur – Ministério do Turismo e o Itaipu Parquetec firmaram parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil pela adequada destinação de materiais do tipo, atingindo a destinação de quase todos os rejeitos para reciclagem.

Publicidade
Husqvarna

Segundo Edson Barros, Coordenador de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur, “essa ação ocorreu de acordo com uma das competências atuais do Ministério do Turismo, que é o desenvolvimento do turismo sustentável. Como os eventos são produtos turísticos e grandes geradores de resíduos, buscamos, no Salão do Turismo, diminuir ao máximo os impactos dessa realização na cidade do Rio de Janeiro”, explicou.

Barros adiantou que a colaboração será replicada em outras ocasiões. “A Coordenação-Geral de Turismo Sustentável e Responsável decidiu articular com o Parque Tecnológico de Itaipu – que será parceiro em outras iniciativas com o MTur – a contratação do Instituto Lixo Zero. Nosso objetivo é buscar a Certificação Lixo Zero, que significa o aterro de 90% do lixo produzido. A ação ainda contribui para gerar menos emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para mitigar as mudanças climáticas. E temos planos de desenvolver outros projetos nessa direção, para efetivamente contribuir com a gestão de resíduos relacionados às atividades características do turismo”, detalhou o coordenador do MTur.

Publicidade
Forum Nacional da Hotelaria

Em todos os espaços do Salão do Turismo, houve a distribuição de residuários, no lugar das tradicionais lixeiras. Nesses recipientes, além de depositar resíduos, o público auxiliou na separação, direcionando o material para um coletor orgânico ou reciclável. Todo o lixo seguiu para uma central de triagem montada no evento, sendo, posteriormente, encaminhado para reciclagem, por meio de uma cooperativa. Já resíduos orgânicos, restos de alimentos, flores e plantas foram encaminhados para compostagem e transformados em adubo.

Além disso, todas as lonas de cenografia foram doadas ao projeto de mulheres artesãs do Sustenta Carnaval. Assim, o lixo ganhou valor agregado no artesanato, gerando um impacto social positivo.

Publicidade
Ameris

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA