TradeÚltimas Notícias

Salão do Turismo terá experiências da região Norte

Evento promovido pelo MTur em agosto, no Rio de Janeiro, terá quatro atrações por estado nos espaços dedicados a cada macrorregião

A 8ª edição do Salão do Turismo: Conheça o Brasil está chegando. Promovido entre os dias 08 e 11 de agosto, no Rio de Janeiro, o Salão terá quatro experiências por estado, reunindo o melhor da oferta turística nacional. Confira algumas das atrações que a região Norte mostrará no evento:

Publicidade
Ameris

ACRE

Uma das principais experiências que o estado irá levar ao Salão é o Rio Croa. Localizado em Cruzeiro do Sul, o lugar tem paisagens naturais de muita beleza e riqueza de fauna e flora. O rio de águas escuras, com características de lago, chama atenção pela exuberância. No período de verão amazônico, as correntezas diminuem e o leito do rio chega a ser totalmente coberto pela vegetação aquática, se tornando um grande manto verde, onde é possível ouvir os sons da Amazônia, respirar o mais puro ar e sentir a energia que só a natureza é capaz de proporcionar. No Salão do Turismo, a proposta é fazer o visitante se sentir em um barco navegando pelo Rio Croa, com elementos como canoa, remos, vitórias-régias e sons de aves.

AMAZONAS

O Amazonas terá como uma de suas experiências a Rota do Mel. O percurso engloba comunidades ribeirinhas do município de Boa Vista do Ramos, no interior do estado, também conhecido como “O Destino mais doce da Amazônia”. Lá, o turista pode vivenciar o cotidiano das famílias meliponicultoras que vivem na rota, acompanhando o cuidadoso processo de extração do mel e de manuseio das colônias. É possível degustar o produto diretamente da fonte, saborear bebidas e provar pratos típicos à base de mel de abelha. No Salão, haverá a exibição de vídeos da rota em um telão, além da montagem de um cenário simbolizando o destino, com folhagem e artesanato local de palha.

Publicidade
Husqvarna

AMAPÁ

Uma das experiências marcantes do estado será o Marabaixo. Trata-se de uma manifestação cultural de origem africana típica de povos afrodescendentes do Amapá, que inclui dança de roda, canto e percussão ligados às festas do catolicismo popular em louvor aos santos padroeiros da comunidade. A apresentação no evento vai retratar a história das populações negras amapaenses que habitam áreas conhecidas como “comunidades de ancestralidade afro tradicional ou quilombola. No espaço, o visitante conhecerá danças, músicas, contos e folclores da região, além de degustar a Gengibirra, bebida típica à base de cachaça e gengibre.

PARÁ

O Pará irá agraciar os visitantes do Salão com uma de suas experiências mais famosas e enriquecedoras do estado: a Ilha do Combu. A partir de um passeio chamado “Passaporte Combu”, o visitante poderá conferir um pouco do percurso, repleto de igarapés e com áreas de banho, conhecendo a cultura ribeirinha e a gastronomia local. No estande do estado, será possível ver de perto plantas típicas amazônicas, a exemplo do cacau e do açaí, além de canoas e palafitas da região.

Publicidade
Equipotel

RONDÔNIA

O estado levará ao Salão o etnoturismo do povo Paiter Suruí, da região de Rios de Rondon, no município de Cacoal. O visitante vai ter a chance de conhecer artesanatos típicos, trajes indígenas e adereços em geral, além de uma apresentação de dança e de pintura corporal.

RORAIMA

O estado vai apresentar a Rota das Cachoeiras, localizada na rota turística conhecida como “A Savana Amazônica”, nos municípios de Boa Vista, Cantá, Mucajaí e Iracema. As águas que nascem no Monte Roraima e banham todo o território de Roraima oferecem ao visitante uma experiência inesquecível junto à natureza. A Rota das Cachoeiras envolve o visitante em trilhas ecológicas, que permitem o contato com plantas, aves e formações geológicas incríveis. No Salão, haverá a exposição de artesanato regional e de equipamentos de trekking e rapel utilizados no local, além de vídeos da experiência.

Publicidade
Tramontina

TOCANTINS

Entre as atrações levadas pelo estado ao Salão, destaque para a “Mãos de Barro”, que convida o visitante a ter contato com a vivência histórica da produção de cerâmica no Tocantins. A experiência tem como objetivos e resultados um melhor entendimento da vida, a autoexpressão, o despertar artístico e a valorização do saber fazer artesanal, fortalecendo a cultura regional.

Publicidade
Anuncie conosco

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA