TradeÚltimas Notícias

Simone Scorsato deixa cargo de CEO e se dirige à EMBRATUR

Após dez anos na BLTA, a CEO da entidade, Simone Scorsato, anuncia que deixará o posto e assume cargo na Embratur

Após dez anos à frente da BLTA —  Brazilian Luxury Travel Association, a CEO da entidade, Simone Scorsato, anunciou na última segunda-feira (23) que deixará o cargo para assumir a Gerência de Eventos Internacionais da Embratur. Ela começa na nova função em outubro.

No anúncio Simone destacou os desafios que espera encontrar. “Aceitar este convite reitera todo o trabalho feito na BLTA de desenvolver o Brasil no mercado estrangeiro, abrangendo participação em importantes feiras e eventos no exterior. Nessa perspectiva, meu desafio será, justamente, identificar aqueles com poder de gerar negócios e de ampliar o conhecimento da Marca Brasil. Esta é uma área já consolidada na Embratur, acredito que meu trabalho envolverá um novo olhar sobre as feiras com curadoria de eventos, ações de Marca Brasil, qualificação de expositores e novas estratégias de promoção e comercialização para projeção qualificada do País no exterior com um olhar segmentado”, antecipa.

Publicidade
Ameris

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a trajetória de Simone e os desafios na gestão da Agência. “Eu fiquei muito feliz com a disponibilidade da Simone em aceitar nosso convite, e colocar toda sua experiência e capacidade técnica a serviço do Brasil. Ela contribuiu na mudança da percepção do que é luxo, e o Brasil hoje é muito competitivo nesse segmento de experiências exclusivas e sustentáveis. Agora na Embratur, vai poder contribuir muito e dar seguimento ao trabalho de ampliar a nossa capacidade de gerar cada vez mais negócios através das feiras, roadshows, galerias e demais eventos internacionais”, diz.

Simone Scorsato deixa cargo de CEO e se dirige à EMBRATUR
Marcelo Freixo: “Eu fiquei muito feliz com a disponibilidade da Simone em aceitar nosso convite”
Publicidade
Tramontina

Simone, que é turismóloga por formação com mestrado em Hospitalidade, entrou na BLTA a convite de Melissa Fernandes (ex-presidente no biênio 2012-2014). Ao rever sua trajetória na associação, afirma que foi um período de aprendizagem contínua. “Nunca tinha atuado anteriormente como uma profissional do segmento de turismo de luxo. Nesses anos aprendi a entender as necessidades desse nicho específico e a criar estratégias para o fortalecimento desse segmento, promovendo a hospitalidade brasileira de excelência no país e no exterior. Além disso, desmistificamos o luxo, trazendo protagonismo à brasilidade”, diz.

Ciclo de expansão
Nesses dez anos de BLTA, Simone atuou como CEO durante cinco diferentes diretorias. Entre 2014 e 2024, trabalhou pela expansão do papel institucional da associação de promover o turismo de luxo no país e no exterior e ampliou o portfólio de membros em 325%, conferindo à BLTA novas dimensões. “Quando entrei, tínhamos 16 associados. Hoje, somos em 68, entre hotéis de diferentes portes e perfis, além de DMCs, e estamos presentes em todos os biomas do país”, aponta.

Simone Scorsato deixa cargo de CEO e se dirige à EMBRATUR
Simone demonstrou confiança em sua decisão de mudança de cargo – Foto: Divulgação.

A marca BLTA começou a marcar presença no exterior em 2014/2015, efetivando o objetivo de promover o turismo de excelência brasileiro junto a players de mercados emissores de interesse. Roadshows em Londres, Paris, Nova York, Chicago, São Francisco e Los Angeles tornam-se essenciais para a BLTA encantar os principais agentes do mercado na Europa e nos Estados Unidos.

Publicidade
Husqvarna

ESG, Tons do Brasil e Xodó

Para estimular a adoção de práticas sustentáveis por hotéis e DMCs, em março do ano passado a BLTA realizou, com o Ibiti Projeto (MG), o primeiro encontro de ESG, reunindo associados e executivos de consultorias do setor para analisar os movimentos da entidade e de cada associado individualmente em direção a práticas, desafios e oportunidades para um turismo mais regenerativo.

Outra contribuição de Simone ao segmento foi a constância na pesquisa, com o Anuário BLTA,  pesquisa realizada em parceria com o Senac SP desde 2012 que mapeia o comportamento do consumo no segmento de turismo de luxo. Anualmente, o estudo junto aos associados analisa o desempenho do grupo, o perfil de hóspedes e as tendências do mercado de turismo de luxo no Brasil. Também em sua gestão foi estabelecida parceria com a ESPM Escola superior de Propaganda e Marketing, para a criação do curso de Gestão da Excelência no Mercado de Luxo, este já em sua quarta edição, do qual Simone é curadora e professora.

Em novembro de 2023 se tornou publisher, ao lançar o livro “Tons do Brasil”, pela celebração dos 15 anos da BLTA. O livro destaca outro feito de Simone: a criação da Xodó, marca brasileira de hospitalidade da BLTA.

Publicidade
Clima ao Vivo

Nicolas Proença

Está cursando o sexto semestre de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero com previsão de conclusão de curso em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA