Aconteceu

Tecnologia na área de governança hoteleira é tema de palestra na 5ª edição da Feira Expo Hotel Búzios

Direto de Armação de Búzios – A Presidente Nacional da ABG – Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria, Maria José Dantas, terminou agora à pouco uma palestra sobre a importância tecnologia na área de governança hoteleira. Esta palestra faz parte da grade de programação da 5ª edição da Expo Búzios que acontece até amanhã (quinta-feira) no Geribá Tennis Park, na cidade de Armação de Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Esta é a maior feira para a Hotelaria e Gastronomia do interior do Estado do Rio de Janeiro e tem a Revista Hotéis como Mídia Oficial. “O primeiro computador que eu recebi na área de governança foi no ano de 1997, mas eu não sabia como utilizar esta ferramenta e achava inadequada, mas estava enganada. Com esta utilização, começou uma transformação no meu pensamento e passei a refletir sobre a visão e modelo de negócios que trabalhávamos. Era um processo irreversível, pois as grandes redes começaram a disponibilizar dados de reservas e informações relevantes para a governança organizar e agilizar seu trabalho. Já no ano 2000 passamos a trabalhar com sistemas integrados que trouxe inúmeros benefícios no setor de governança, pois lançávamos o serviço de lavanderia e consumo de frigobar na conta do próprio hóspede”, destaca Maria José.

 

O próximo passo desta evolução tecnológica Maria José lembra que foi a utilização do palm top. “Com esta ferramenta ganhamos agilidade na liberação dos apartamentos, pois era possível monitorar o trabalho das camareiras e o tempo de permanência em cada apartamento. As informações eram inseridas no sistema operacional e assim sabíamos em tempo real como se encontrava um apartamento e a liberação. Com o advento da internet e o acesso ao conhecimento e a informação, ficou mais fácil agilizar o trabalho na governança hoteleira. Hoje temos ferramentas e sistemas bem avançados no Brasil, mas na comparação com países da Europa, Ásia ou Estados Unidos, posso afirmar que ainda estamos muito atrasados com ganhos na gestão no processo”, afirma Maria José.

 

Segundo ela, com as ferramentas tecnológicas adotadas, aumentou o desempenho das arrumadeiras que bem treinadas podem limpar até 14 apartamentos ao dia. Estas ferramentas também possibilitaram uma redução nos custos da limpeza e higienização dos apartamentos, pois as profissionais desta área passaram a ter consciência ambiental. “Higienização não faz parte de nossa cultura, mas hoje em dia é inadimissível utilizar água para limpar os apartamentos, pois é um bem escasso e caro e o processo de higienização química é bem mais vantajosa. Dai a importância da tecnologia na área de governança hoteleira”, concluiu Maria José.

Publicidade
Harus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA